COPA 2027

Governo Federal discute legado social da Copa do Mundo Feminina de 2027 em reunião interministerial

Iniciativa comandada pelo Ministério do Esporte reuniu integrantes do governo para debater estratégias conjuntas

Publicado em 08/05/2025 17:39Modificado em 22/07/2025 14:53
Compartilhe:
Integrantes do governo debateram estratégias conjuntas para a Copa do Mundo Feminina. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Um dia após o anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027, o Ministério do Esporte promoveu, nesta quinta-feira (8), uma reunião interministerial para iniciar as discussões sobre o legado social que será deixado pelo Mundial no Brasil. O encontro teve como foco central a construção de políticas públicas voltadas especialmente para mulheres e comunidades vulneráveis, tanto nas cidades-sede quanto em todo o território nacional.

“O foco é construir entregas reais para a sociedade, sobretudo para as mulheres que estarão nos jogos, que serão vitrine, mas também para aquelas que permanecerão nas comunidades e que vão perpetuar esse legado”, destacou a diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Marileia dos Santos, a Michael Jackson.

Para a coordenadora-geral de Futebol Feminino, Tarciana Barreto, a estratégia inicial é atuar nos municípios das cidades-sede. “Queremos aproveitar as estruturas já existentes, como por exemplo os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ou os espaços culturais CEU das Artes, e assim implementar as políticas públicas de legado em todo o Brasil”, disse.

Integraram o grupo de trabalho e estiveram presentes no encontro representantes dos ministérios da Saúde; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Igualdade Racial; das Mulheres; do Trabalho e Emprego; e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Os ministérios da Cultura e dos Povos Indígenas também compõem o grupo.

Outras equipes interministeriais também atuam na coordenação de diferentes etapas do Mundial Feminino. Além dessas, existe o Comitê Gestor, que reúne os órgãos responsáveis pela organização do torneio e supervisiona diversos temas, incluindo as garantias governamentais firmadas com a FIFA. Há, ainda, câmaras temáticas que trabalham questões específicas relacionadas ao evento.

 Confira mais fotos da reunião no Flickr do Ministério do Esporte:

Reunião Legado Social da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027. 08/05/2025

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: