Lei de Incentivo ao Esporte

Escolinha de Triathlon “Formando Campeões” transforma vidas com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte

Em Ceilândia (DF), o projeto oferece triathlon gratuito e apoio social a crianças e adolescentes, promovendo inclusão e proteção contra a violência urbana.

Publicado em 29/11/2024 13:25
Compartilhe:

Apoiado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto Formando Campeões atende crianças e adolescentes entre oito e 17 anos de idade, viabilizando o acesso ao triathlon para jovens da rede pública com infraestrutura e equipamentos de qualidade em um ambiente seguro.

Fundado pelo ex-triatleta olímpico Juraci Moreira, o projeto já conta com 34 núcleos no Brasil e chegou recentemente ao Distrito Federal. Em uma região com poucas opções esportivas e marcada pela vulnerabilidade social, o projeto democratiza o triathlon — tradicionalmente considerado um esporte elitista — e o transforma em uma ferramenta acessível de desenvolvimento social.

WhatsApp Image 2024-11-28 at 15.34.51.jpeg
Fotos: Mariana Raphael/MEsp

Na escolinha, os jovens atendidos podem desenvolver habilidades físicas e sociais por meio da prática esportiva. “O projeto é transformador, pois atende uma área próxima ao Sol Nascente, a maior favela da América Latina. Muitas vezes, improvisamos devido à falta de estrutura, mas o impacto é maravilhoso. Trazer o triathlon para o Distrito Federal foi um grande desafio, mas a Lei de Incentivo ao Esporte possibilitou essa conquista,” destaca Anísio Goiano, coordenador do núcleo de Ceilândia.

Para Isania Cruvinel, diretora da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto é um exemplo inspirador de como o esporte e a parceria entre empresas e governo podem transformar vidas. “Os professores, apaixonados pelo que fazem, trabalham em parceria com as escolas na formação dos cidadãos. Muitos relatos, vindos das próprias crianças e de seus familiares, mostram como o projeto impacta positivamente a autoestima dos alunos e como alguns deles já deixaram para trás o sedentarismo, abrindo espaço para novos sonhos e perspectivas.”

Espaço de aprendizado e convivência

WhatsApp Image 2024-11-28 at 15.34.48.jpeg
Fotos: Mariana Raphael/MEsp

As atividades ocorrem no Centro Olímpico e Paraolímpico da Vaquejada, onde professores e orientadores oferecem suporte integral à comunidade. Além dos treinos, o projeto promove cidadania e coesão social em um ambiente de aprendizado enriquecedor.

Hoje, a escolinha é referência nacional, com o núcleo de Brasília revelando talentos que já representam o DF em campeonatos. A aluna Larissa Ribeiro é um exemplo disso: recentemente, ela competiu nos Jogos da Juventude Caixa. “Foi uma oportunidade incrível”, diz Larissa. “Estou muito feliz em ter representado o projeto. Nunca imaginei chegar até aqui, e dei o meu melhor.”

Cristiane Almeida, mãe de dois alunos, destaca o impacto além do esporte: “Esse projeto fez toda a diferença para meus filhos e para as outras crianças. Eles se desenvolvem não só como atletas, mas como seres humanos. Sempre digo a eles: agarrem essa oportunidade, pois nem todos a têm. Mesmo que não se tornem atletas, o que aprendem aqui ficará para a vida, com valores como ajudar o próximo e se tornarem pessoas melhores.”

Ela finaliza: “Meu desejo é que projetos assim sirvam de exemplo, motivando novos incentivadores e entidades esportivas sem fins lucrativos a utilizarem a Lei de Incentivo, porque pode dar certo, costuma dar certo e muda a realidade de um bairro, de uma cidade, de uma rua e do cidadão.”


Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte 

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: