Jogos Universitários

Com apoio do Ministério do Esporte, começam na Alemanha os Jogos Universitários Mundiais de Verão 2025

Competição vai reunir cerca de 8.500 atletas de mais de cem países em 18 modalidades esportivas

Publicado em 16/07/2025 10:41
Compartilhe:
Delegação Brasileira durante embarque para a competição. Foto: Célio Júnior

Começam nesta quarta-feira (16), em Reno-Ruhr, na Alemanha, os Jogos Universitários Mundiais de Verão 2025, considerados um dos maiores eventos multiesportivos do mundo. Por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foram investidos cerca de R$ 4 milhões para o custeio das despesas da delegação brasileira.

Promovido pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), o mundial vai reunir mais de 8.500 atletas de mais de 100 países, que disputarão 18 modalidades esportivas. Este ano, o Brasil estará representado por uma delegação formada por 121 estudantes-atletas de alto rendimento, além de profissionais técnicos que atuam em diferentes regiões do país. Do total, 26 atletas são contemplados pelo programa Bolsa Atleta.

“A parceria entre o Ministério do Esporte e a CBDU é estratégica para fortalecer o esporte universitário brasileiro. Os recursos investidos nos Jogos Universitários de Verão representam não apenas um apoio direto aos nossos atletas, mas também um compromisso com a formação esportiva e educacional da juventude. Estamos promovendo oportunidades e projetando talentos do Brasil no cenário internacional”, afirmou o secretário nacional de Esporte Amador, Educacional, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro, que acompanha a competição.

O presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, ressaltou o significado desse momento para os atletas brasileiros. “A chegada do Time UBrasil à Alemanha marca o início de mais um capítulo importante na história do esporte universitário brasileiro. Estamos aqui para competir em alto nível, representar com orgulho nosso país e, acima de tudo, mostrar a força da educação aliada ao esporte.”

Modalidades

O programa obrigatório da competição abrange 15 modalidades: arco e flecha, ginástica artística, atletismo, badminton, basquete, saltos ornamentais, esgrima, judô, ginástica rítmica, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e polo aquático. O programa é complementado pelas modalidades opcionais de basquete 3x3, vôlei de praia e remo. E, pela primeira vez nos Jogos de Verão da FISU, o basquete 3x3 em cadeira de rodas fará parte do programa.

As cidades alemãs de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim também vão receber os jogos. O evento irá movimentar 23 arenas de competição, com a colaboração de 12 mil voluntários. Além da competição de alto nível, os Jogos prometem ser uma grande celebração da cultura, inclusão e juventude, com uma programação paralela de artes e entretenimento em toda a região do Vale do Ruhr.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: