Infraestrutura esportiva

Centro Olímpico da UnB inaugura duas modernas pistas de atletismo

Os novos equipamentos têm potencial para receber e integrar calendários de eventos esportivos nacionais e internacionais

Publicado em 06/09/2023 16:40
Compartilhe:

O poder transformador do esporte foi o tema abordado por autoridades esportivas, reitora, vice-reitor e professores na inauguração das duas pistas de atletismo do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira (5/9). Com modernas instalações, as pistas receberam o nome de Complexo de Atletismo Mário Ribeiro Cantarino Filho, homenagem prestada ao pioneiro do esporte no Distrito Federal e apaixonado pela modalidade.

O professor de educação física da UnB Mário Cantarino, falecido em 2012, foi homenageado por colegas e alunos pelo legado que deixou na área esportiva, em especial ao atletismo. Ele acreditava na educação física para formação do cidadão. A esposa do professor, Helena Pessoa Cantarino, estava presente e recebeu todas as homenagens prestadas ao marido.

Representando a ministra do Esporte, Ana Moser, a secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral, falou da importância das pistas para brasilienses e atletas. “Aproveitem bem essas pistas, pois é nelas que começam as batalhas”, afirmou a secretária.

“Acredito na força da coletividade para transformar vidas. Educação e esporte, junto com tecnologia e inovação, darão um norte à vida de muitos atletas, como deu para a minha vida e de tantos outros jovens que tiveram oportunidade na área. No esporte, mais perdemos que ganhamos. É fundamental o trabalho de vocês para nossa sociedade. É uma lição para projetar o futuro”, disse a senadora Leila Barros (PDT/DF).

As novas pistas têm potencial para receber e integrar calendários de eventos esportivos nacionais e internacionais, além de ser um espaço para treinamento e formação de atletas de alto rendimento. São dois equipamentos - um oficial, para competições, e outro para aquecimento. São 28.928,85m² seguindo todos os parâmetros do manual Trackand Field Facilities, da World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), organismo que gere mundialmente a modalidade.

As pistas ampliam as possibilidades de ações de ensino e de extensão, servindo também como um espaço para o desenvolvimento de projetos tradicionais da Faculdade de Educação Física (FEF), de atendimento da comunidade. Essa é a primeira renovação das instalações do Centro Olímpico desde que foi inaugurado, há mais de 50 anos. O projeto contempla ainda pistas de atletismo oficiais com obstáculos para lançamento de peso, dardo, martelo, e saltos em altura, em distância e com vara.
 
Atletas brasilienses inauguram pistas

Após a solenidade, os convidados participaram da inauguração das pistas, que contou com uma corrida de 100m rasos e uma competição da marcha atlética com atletas do Distrito Federal. O medalhista de prata na Copa do Mundo de Budapeste em 2023 Caio Bonfim, da marcha atlética, revelou laços antigos com o lugar e a relevância do espaço. "Essa pista faz parte da história de Brasília. Minha mãe foi marchadora, oito vezes campeã brasileira, e competiu muito aqui. Que aqui seja o recomeço de um futuro para o nosso esporte", acentuou.
 
Com a inauguração, a UnB prevê a criação de novas iniciativas envolvendo o espaço, como a criação de núcleos de esporte de base. A expectativa é envolver de 450 a 1,2 mil atletas por ano em cada modalidade, entre olímpicos e paralímpicos.
 
Participaram do evento a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, o vice-reitor, Enrique Huelva, o diretor da faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, professor Martins Otávio, o secretário de Esporte do DF, Júlio César Ribeiro, a deputada distrital Paula Belmonte, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Gabriel Magno, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, os professores Alexandre Rezende e André Reis, e outras autoridades e docentes.

Assessoria de Comunicação Social - MEsp

Compartilhe: