Júlia Bessa brilha no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica com apoio do Revelar Talentos
Com apenas 16 anos, a potiguar Júlia Bessa é um exemplo de como o incentivo ao esporte e aos jovens talentos pode transformar vidas. Atleta da Aginat (Associação de Ginástica de Natal) e integrante da categoria elite da ginástica rítmica brasileira, Júlia é uma das beneficiadas pelo programa Revelar Talentos, uma iniciativa do Ministério do Esporte voltada à formação de jovens atletas.
Graças ao apoio do programa, Júlia não apenas se destacou no cenário estadual, como também participou, neste último fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Loterias Caixa, realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, ao lado das melhores ginastas do país.
“É um sentimento de muita felicidade e gratidão estar aqui, competindo na elite, representando meu estado e meu clube. O apoio do Revelar Talentos tem sido essencial. Com a bolsa, conseguimos custear passagem, hospedagem, tudo que precisamos para competir”, conta Júlia.
O Revelar Talentos é desenvolvido pelo Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE), e desde fevereiro está ativo em Natal (RN), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O núcleo atende 30 jovens em três modalidades: judô, wrestling e ginástica rítmica.
Queremos garantir que jovens de todas as regiões do Brasil tenham acesso à infraestrutura, ao treinamento e ao apoio necessários para desenvolverem seu potencial. Júlia é um exemplo disso."
Iziane Marques
Secretária Nacional de Excelência Esportiva do MEsp
Com investimento federal de R$ 600 mil, os atletas selecionados recebem treinamento especializado e acompanhamento multidisciplinar, com foco no alto rendimento. E Júlia sabe o quanto esse suporte faz diferença. “A fisioterapia e o preparo físico são fundamentais para manter o corpo no melhor estado. São muitos dias e horas de treino, então esse apoio é indispensável.”
Treinadora de Júlia e coordenadora do núcleo de ginástica do programa em Natal, Gilmara Lira destaca que o impacto vai além das dez atletas selecionadas. “O apoio contribuiu com a compra de aparelhos, passagens e diárias para competições. Isso eleva o nível da equipe como um todo. Temos suplentes e outras ginastas que também são beneficiadas indiretamente.”
Com oito anos de dedicação ao esporte, e beneficiada também pelo Bolsa Atleta desde 2023, Júlia agora se prepara para realizar um sonho: embarcar para um estágio de duas semanas na Bulgária, um dos principais polos da ginástica rítmica mundial.
“Fui juntando parte do dinheiro do Bolsa Atleta para pagar minha passagem e a da minha irmã. Vamos treinar com as meninas de lá, fazer balé, treinar o dia todo e ainda conhecer um novo país. É a realização de um sonho.”
Para a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, o núcleo de Natal, assim como outros lançados desde o início do programa, representa mais um passo rumo à democratização do esporte de alto rendimento. “Queremos garantir que jovens de todas as regiões do Brasil tenham acesso à infraestrutura, ao treinamento e ao apoio necessários para desenvolverem seu potencial. Júlia é um exemplo disso.”
Com 32 núcleos em 15 estados e cerca de 900 jovens atendidos desde abril de 2024, o Revelar Talentos vem se consolidando como uma ferramenta estratégica de inclusão e excelência no esporte brasileiro, ajudando atletas como Júlia Bessa a irem cada vez mais longe.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte


