Parceria

Embaixada do Bahrein propõe parceria esportiva nos 50 anos das relações com o Brasil

Em visita ao Ministério do Esporte, o embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, destacou o interesse do país em desenvolver intercâmbios com o Brasil com atletas, treinadores e profissionais da medicina esportiva

Publicado em 22/02/2024 19:15
Compartilhe:
Ministro André Fufuca e embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, querem desenvolver parcerias esportivas entre os dois países. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Desenvolver parcerias no campo esportivo e estreitar laços no ano em que as relações entre o Brasil e o Reino do Bahrein completam 50 anos foi o tema da visita de cortesia do embaixador do país árabe, Bader Abbas Alhelaibi, ao Ministério do Esporte, na manhã desta quinta-feira (22).

Entre as áreas de interesse, o embaixador manifestou a vontade de promover competições e ações de intercâmbio entre atletas de esportes tradicionais e eSports dos dois países, além de reiterar a admiração pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia esportiva brasileiras. “Também temos interesse de trabalhar com treinadores brasileiros dispostos a nos auxiliar nas modalidades paradesportivas“, afirmou o embaixador.

Criar estratégias de relacionamento entre o esporte brasileiro e o esporte árabe para atrair investimentos árabes no Brasil foi uma das tendências apresentadas pelo CEO da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour, que integrou a comitiva bareinita.

De 23 a 31 de outubro o Bahrein sediará as olimpíadas escolares, a Gimnasíade 2024. O embaixador manifestou satisfação com a perspectiva de que o Brasil terá uma das maiores delegações entre os 80 países participantes. O evento reunirá 5 mil estudantes disputando 25 modalidades.

“Nós vemos o Bahrein com muito bons olhos e grande simpatia. Creio que as nossas comemorações destes 50 anos de boas relações ininterruptas têm tudo para dar certo com muito aprendizado e boas trocas entre os nossos países”, declarou o ministro do Esporte, André Fufuca.

.

Fisoterapia de ponta

Outra área de alto interesse para intercâmbios destacada pelo embaixador Alhelaibi foi a da medicina esportiva, em especial nos profissionais brasileiros de fisioterapia, visto o recente desenvolvimento do futebol na região como a liga da vizinha Arábia Saudita e a necessidade de tratamentos de ponta pelos quais o Brasil é reconhecido mundialmente.

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Bahrein iniciaram em 1974 a partir do desdobramento do trabalho diplomático da embaixada brasileira na Arábia Saudita e posteriormente pela representação no Kuwait. Foi somente em novembro de 2021 que o Brasil passou a ter uma embaixada bareinita na capital Manama. Mais do que a presença, os dois países trabalham por um plano de ação em áreas consideradas de interesse mútuo como política, comercio, defesa, ciência e tecnologia, meio ambiente, além de esporte e cultura.

Também participaram da reunião a assessora da embaixada Mirelle Nasr e o assessor internacional do MEsp, Ezequiel Petersen.

Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: