Notícias
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Laserterapia é oferecida a pacientes em tratamento hemato-oncológico via SUS no HUSM
O Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou seus serviços com a inauguração do Ambulatório de Enfermagem em Tratamento de Feridas, em 7 de dezembro. Destinado a pacientes adultos e pediátricos em tratamento oncológico na Unidade de Hematologia-Oncologia do Hospital, o novo Ambulatório atua na prevenção e no manejo de lesões decorrentes dos tratamentos de radioterapia ou quimioterapia.
A iniciativa visa reduzir o risco de infecções e complicações que poderiam resultar em internações hospitalares, por meio do uso de laserterapia, proporcionando maior conforto e qualidade de vida durante o tratamento. Os atendimentos são realizados nas manhãs de quinta-feira, via Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são dos Ambulatórios de Hemato-oncologia pediátrica e adulta, de Quimioterapia e de Transplante de Medula Óssea (TMO), mediante encaminhamentos médicos ou de Enfermagem.
As enfermeiras responsáveis pelo atendimento, Cláudia Prado de Souza e Isolina Maria Alberto Fruet, possuem capacitação em laser e são habilitadas para oferecer o cuidado necessário aos pacientes que apresentem lesões orais ou cutâneas. Segundo as profissionais, “o paciente hemato-oncológico enfrenta diversas limitações físicas, mentais, econômicas e sociais devido à doença e ao tratamento, resultando em hospitalizações frequentes e prolongadas que afetam sua qualidade de vida e o afastam do convívio familiar e social”.
Nesse contexto, a aplicação de laserterapia tem se mostrado uma ferramenta capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. As enfermeiras enfatizaram: “o atendimento ambulatorial nos permite atuar na prevenção e no manejo de lesões decorrentes do tratamento quimioterápico, permitindo que os pacientes permaneçam em seu convívio familiar. Além disso, muitos pacientes atendidos no HUSM são provenientes de outras cidades e não têm acesso ao serviço de laserterapia em suas cidades de origem”. Dentre os benefícios do uso da técnica estão: alívio da dor, contribuição para a cicatrização de feridas, modulação da inflamação e tratamento tópico de infecções, prevenindo, assim, hospitalizações desnecessárias.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh