Notícias
INFRAESTRUTURA HOSPITALAR
HUSM-UFSM aprimora sinalização para facilitar a circulação interna e externa
Santa Maria (RS) – O Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está implementando nova sinalização interna e externa para facilitar a movimentação de cerca de cinco mil pessoas diariamente. A atualização, iniciada em maio e com conclusão prevista para junho, visa facilitar a circulação das cerca de cinco mil pessoas que transitam diariamente pelo Hospital, entre pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhantes, visitantes e trabalhadores.
A instalação das novas placas foi coordenada pela Unidade de Serviços Operacionais (USOP), em parceria com a Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH) e o Setor de Infraestrutura Física (SIF). O projeto foi financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e busca melhorar a organização dos espaços, facilitar o acesso aos serviços e garantir mais segurança. Segundo o assistente administrativo da USOP e fiscal do contrato, Romário Krug Oliveira, “A modernização das sinalizações interna e externa do HUSM tem como objetivo principal orientar e guiar pacientes, visitantes e mesmo os funcionários de forma eficiente e segura”.
Além disso, as placas ajudam a localizar com mais agilidade setores do HUSM, como, por exemplo, consultas, exames, emergências e saídas. “Até mesmo para os funcionários auxiliarem os pacientes na locomoção vai ficar mais fácil”, detalhou Romário. Ele também destacou que as mudanças devem colaborar para o melhor aproveitamento do estacionamento e melhorar o fluxo de veículos no entorno do Hospital.
HUSM mais acessível
Na parte externa, já é possível observar a instalação de dois totens, quatro testeiras e oito totens de identificação. Para os motoristas, foram implementadas 10 placas de acesso, 10 placas viárias, totens de estacionamento, 50 placas de regulamentação de trânsito e 35 placas de identificação de vagas. Os pedestres também se beneficiam com os 10 totens de sinalização, placas direcionais, placas de horário de funcionamento e mapas de localização. Já a instalação da testeira da Portaria Central ocorrerá em breve.
Internamente, cerca de 120 placas já estão fixadas, seguindo um cronograma que priorizou a Portaria Central, os Ambulatórios e, em seguida, o Pronto-Socorro (PS) e o Laboratório de Análises Clínicas (LAC), atendendo a recomendações da vigilância. As próximas etapas contemplarão a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os demais andares do HUSM. A modernização da sinalização representa um avanço importante para a experiência de todos que utilizam os serviços do HUSM, facilitando o deslocamento e a localização de diferentes setores.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh