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Assinatura virtual
HUSM adota certificação digital em prontuários eletrônicos do AGHUx
O Hospital Universitário de Santa Maria implantou, no início de fevereiro, o certificado digital com o objetivo de oferecer mais segurança aos processos de documentação do HU. A medida faz parte das ações voltadas à transformação digital da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão de 40 hospitais universitários no país.
Nessa primeira fase de implantação, a assinatura digital – que serve como uma carteira de identidade eletrônica – foi adotada pela equipe médica, residentes e equipe de enfermagem do HUSM.
O certificado digital, utilizado no sistema de gestão AGHUx (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), torna possível a assinatura de registros de prescrições, anamnese e evoluções pelo meio virtual.
De acordo com o técnico em Informática, Cláudio Pacheco da Luz, da Unidade de Sistema da Informação e Saúde Digital do HUSM, o recurso além de reduzir a necessidade da prescrição física, garante uma maior autenticidade, integridade e futuramente confidencialidade, pois os prontuários não serão impressos.
- Para solicitar o certificado digital, a equipe médica e enfermeiros devem preencher um formulário no SEI e encaminhar, com a assinatura da chefia imediata e do superintendente, para a Comissão de Emissão e Aprovação do Certificado Digital (CEACD), que fará a emissão do documento.
A assinatura digital dos documentos é realizada pelo próprio celular, a partir do aplicativo Neoid disponibilizada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Brasília (DF) – O Certificado Digital possibilitará que mais de 16 mil colaboradores passem a utilizar assinaturas digitais em documentos virtuais de diversos processos administrativos e assistenciais na administração central e nos hospitais universitário federais vinculados. Quando totalmente implantada, a tecnologia poderá gerar economia anual estimada em R$ 5,2 milhões apenas em impressões de papel.
A solução proporcionará ainda a redução na manutenção de arquivos médicos, que demandam muito espaço físico para seu armazenamento. São inúmeras as possibilidades de uso, como a assinatura digital de prescrições e evoluções médicas e de enfermagem, sumário de alta e óbito, autenticação em sistemas como o de diárias e passagens, Receita Federal, emissão de notas fiscais e outras.