Notícias
SAÚDE PÚBLICA
Corrente de solidariedade entre hospitais da Rede Ebserh fortalece o SUS
Santa Maria (RS) – Você já imaginou um gesto de solidariedade atravessando o Brasil? Foi exatamente o que aconteceu quando o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM), no coração do Rio Grande do Sul, uniu forças com o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), no extremo norte do país. Era um pedido simples, mas de um impacto enorme: medicamentos e materiais hospitalares para viabilizar a abertura de mais leitos para atender a população roraimense no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorreu após solicitação da Administração Central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra os hospitais.
Para concretizar o envio, o HUSM mobilizou uma força-tarefa envolvendo profissionais da Unidade de Almoxarifado e Controle de Estoques (UACE) e do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos (SAFS). “Recebemos uma solicitação de apoio ao HU de Roraima, que passou recentemente a integrar a Ebserh. Desde o início, entendemos a importância desse gesto para a continuidade dos serviços prestados à população”, afirmou a chefe da UACE, Perla Dornelles.
Cada caixa embalada, cada item separado, foi pensado com cuidado. Entre os materiais enviados, estavam antibióticos, anticoagulantes, tubos endotraqueais, compressas cirúrgicas, termômetros. Tudo organizado com precisão. Segundo Perla, “Acreditamos que esse tipo de colaboração fortalece a Rede Ebserh e, principalmente, beneficia os usuários do SUS. Ficamos muito satisfeitos em poder contribuir com o HU de Roraima neste momento tão importante para sua estruturação”.
A farmacêutica do HUSM, Raquel Machado, acompanhou de perto o processo. Para ela, esse tipo de colaboração não é novidade — é parte da rotina de quem acredita no trabalho em rede. Além disso, sabe, por experiência, que a solidariedade entre hospitais vai além de procedimentos. É um gesto humano. Um esforço coletivo que atravessa fronteiras para garantir cuidado aos pacientes.
“Já trabalhei na Sede da Ebserh e vivenciei muitas ações como essa. Agora, no HUSM, continuo nesse movimento de apoio entre hospitais. Sinto-me muito feliz em poder ajudar não somente os hospitais, mas principalmente os pacientes que irão receber o tratamento adequado e com material de qualidade. Os colegas da Rede são muito solícitos e sempre nos ajudam assim como a gente também ajuda com o que podemos. Um verdadeiro trabalho em equipe”, relatou Raquel.
A doação percorreu mais de cinco mil quilômetros e foi possível por meio da parceria existente entre a Ebserh e os Correios, visando a prestação de serviços de logística integrada de medicamentos e materiais. Em Roraima, a superintendente, Bianca Sequeira, agradeceu o gesto. “Nós, do HU-UFRR, agradecemos o apoio e a parceria do Hospital Universitário de Santa Maria, que contribuiu imensamente com nosso processo de implantação e início das nossas atividades por meio de doações de produtos de saúde e medicamentos”.
Sobre a Ebserh
O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh