Notícias
Tradição preservada
Comissão de Eventos promove a 2ª Ronda Gaúcha do HUSM
Música, dança e declamação. A 2ª Ronda Gaúcha do Hospital Universitário de Santa Maria em comemoração ao Dia do Gaúcho – 20 de setembro – foi promovida, pelo segundo ano consecutivo, pela Comissão de Eventos do HUSM. Entre 11 e 15 de setembro, o hall de entrada do hospital foi palco para três Departamentos e Centros de Tradições Gaúchas.
No dia 11, às 10 horas, peões e prendas do DTG Noel Guarani dançaram para aplausos de público. No dia seguinte, às 14h, foi o CTG Marcas do Pampa que chamou a atenção de funcionários e pacientes que passavam pelo local, com dois gaiteiros e uma solista. A semana fechou com chave de ouro com a apresentação, às 16h, do CTG Querência do Pinhal.
A equipe da Ouvidoria do hospital “montou acampamento” para escuta de pacientes que quisessem declarar seu bem-querer (elogios) pelo atendimento recebido no hospital.
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX.
A Revolução Farroupilha foi mais a longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Ocorre em todas as cidades gaúchas e algumas regiões de Santa Catarina.