Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirão do Dia E mobilizou HU-UFSC com mais de 170 atendimentos pelo SUS
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com 174 atendimentos realizados. A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados mais de 10 mil procedimentos em todo o país, entre exames, consultas e cirurgias. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Os procedimentos ofertados no HU-UFSC somaram um total de 174, distribuídos da seguinte forma:
- Acupuntura: 21 pacientes atendidos
- Endoscopia: 9
- Colonoscopia: 5
- Tomografia: 31
- Ultrassom Pediátrico: 21
- Ultrassom Adulto: 21
- Ecocardiografia Fetal: 13
- Videonasolaringoscopia: 26
- Radiografia Panorâmica: 9
- Consulta em Odontologia: 11
- Consulta Bucomaxilofacial: 2
- Laqueadura: 5 cirurgias
O coordenador de Gestão da Rede Ebserh, Adriano Rodrigues de Sousa, frisou a importância da ação. “Essa mobilização de hoje representa uma grande oportunidade de todas as pessoas terem acesso ao seu procedimento”, disse.
A paciente Jardene Sandes de Souza, concorda. Depois de anos de espera, ela foi beneficiada com a realização da laqueadura. “Eu estou esperando por essa cirurgia há quatro anos. Fiquei superfeliz quando entraram em contato comigo, avisando que eu ia participar desse mutirão”, contou Jardene.
Para a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, a realização do Dia E reflete o grau de envolvimento e dedicação das equipes de assistência. “Ao longo do ano, a gente já vem realizando outros mutirões, mas a concentração para o Dia E foi muito mais ampla, por conta do volume muito maior de procedimentos. Aproveito para agradecer às equipes que toparam o desafio e promoveram um lindo trabalho aqui no nosso hospital”, disse a gerente.
Já o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, lembrou os benefícios do programa Ebserh em Ação: “Os objetivos envolvem a redução das listas de espera por procedimentos, consultas e exames, e esta mobilização amplia significativamente o acesso a atendimentos especializados”.
O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, complementou: “Esse movimento, naturalmente, além de atender a comunidade, é um benefício para a universidade, também para os estudantes, para pesquisas, e para o nosso hospital universitário”.
O representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio Costa, acompanhou as atividades do Dia E no HU-UFSC e reafirmou o esforço do governo federal para reduzir o tempo de espera no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “O impacto do mutirão da Ebserh para a redução de filas no Estado é muito importante e se soma às demais atividades desempenhadas pelo Ministério da Saúde dentro do programa Agora Tem Especialistas. O ministro Padilha, do Ministério da Saúde, tem colocado a redução de filas como algo central do governo do presidente Lula, ou seja, a gente quer dar ao usuário o atendimento no tempo adequado. E para isso, não mediremos esforços. Viva o SUS!”, comentou.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país. “Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh