Notícias
AGOSTO DOURADO
Integração entre Maternidade e Atenção Básica marca evento do Agosto Dourado no HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no dia 19 de agosto uma atividade alusiva ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. O encontro, realizado no auditório do hospital, reuniu profissionais da instituição e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis para discutir a integração entre Maternidade e Atenção Básica, com foco na criação de redes de apoio sustentáveis para a amamentação.
Na abertura do evento, a enfermeira Isabel Cristina Alves Maliska, coordenadora da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) do HU-UFSC, destacou que o objetivo é promover e proteger o aleitamento materno por meio da articulação entre diferentes níveis de atenção à saúde, através da participação de profissionais das unidades básicas de saúde das áreas de abrangência do HU. “Agradecemos a parceria e o esforço em estimular a participação dos profissionais externos e internos neste evento”, afirmou.
A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC, Juliana Krum Cardoso da Silva, ressaltou a trajetória da instituição na promoção da amamentação. “Temos uma base bem sólida de incentivo ao aleitamento materno, especialmente com o trabalho desenvolvido pelo CIAM há muitos anos e com o apoio das nossas unidades assistenciais materno-fetais. Não é à toa que somos credenciados como Hospital Amigo da Criança há 27 anos, resultado de muito esforço em equipe e de ações de capacitação”, explicou.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Daniela Salomé de Andrade, também reforçou a relevância da aproximação entre os serviços. “É fundamental que possamos discutir esses temas junto ao HU-UFSC. Para a atenção primária, é muito importante unir forças, pois o recém-nascido está aqui e também está no nosso território”, concluiu.
A programação incluiu palestras sobre as práticas de apoio ao aleitamento realizadas no HU-UFSC, como as rotinas do Centro Obstétrico e do Alojamento Conjunto, além da participação de profissionais da rede municipal, finalizando com uma visita guiada à Maternidade.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.