Notícias
FORTALECIMENTO PROFISSIONAL
HU-UFSC sedia o II Encontro de Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar de Santa Catarina
Fortalecer a atuação do terapeuta ocupacional dentro das instituições de saúde. Esse é o objetivo do II Encontro de Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar de Santa Catarina, que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro. Organizado pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de são Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), o evento é aberto a todos os terapeutas ocupacionais do estado, e vai ocorrer no auditório central do HU-UFSC. Serão oferecidas 100 vagas e, para participar, basta preencher este formulário até o dia 4 de outubro.
O tema do encontro é “Fortalecimento da terapia ocupacional no contexto hospitalar”. A programação do evento conta com palestras e mesas redondas que serão realizadas no dia 5 de outubro, das 8h às 18h. Os debates serão sobre políticas públicas, desafios da formação profissional, relato de caso sobre atenção à saúde de pessoas com doenças reumatológicas, desenvolvimento de produtos assistivos e recursos humanos em tecnologia assistiva. No dia 6 de outubro, das 8h às 13h, vão ocorrer oficinas sobre tecnologias assistivas, saúde mental, terapia ocupacional e cuidados paliativos. Confira a programação completa.
“O objetivo desse encontro é reforçar a importância do terapeuta ocupacional dentro do contexto hospitalar. O nosso trabalho garante que o paciente internado tenha o melhor desempenho ocupacional possível durante o tempo de internação e autonomia na realização de atividades diárias quando sair do hospital”, explica a terapeuta ocupacional do HU-UFSC Débora Quirino. Em todo o estado de Santa Catarina, existe apenas uma faculdade particular que oferece o curso de graduação em terapia ocupacional e há um ano não são abertas novas vagas. O HU-UFSC passou a contar com a atuação de terapeutas ocupacionais em 2019. Atualmente, o hospital tem três profissionais que acompanham os pacientes internados nas UTIs geral e neonatal, pediatria e clínicas médica e cirúrgica.
Estarão presentes no evento autoridades do HU-UFSC, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 10), do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar e Cuidados Paliativos (ATOHosp).
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.