Notícias
DEBATE
HU-UFSC promove roda de conversa sobre racismo na área da saúde
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no dia 14 de novembro a roda de conversa “Racismo na área da saúde – Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O Dia da Consciência Negra, instituído em 2011 e oficializado como feriado nacional pela Lei nº 14.759/2023, é um marco para o reconhecimento da história, da luta e das contribuições da população negra na construção do país. A data também convoca a sociedade a enfrentar desigualdades raciais presentes em diferentes espaços, inclusive na área da saúde, e reafirma avanços em políticas públicas voltadas à equidade.
Na abertura, o superintendente Spyros Cardoso Dimatos ressaltou a relevância do debate para o hospital. “O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão, para que a gente possa debater o legado histórico da população negra no Brasil, reconhecer que ainda existe desigualdade racial e pensar em ações para mitigar esse processo, para que tenhamos um ambiente mais acolhedor, inclusivo e equitativo”, afirmou.
A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, pesquisadora no campo das relações raciais, reforçou a necessidade de políticas institucionais permanentes. “Temos muitos estudos mostrando como o racismo institucional opera na saúde. É importante pautar essa conversa no HU e avançar na criação de um núcleo antirracista”, disse. Ela também mencionou a resolução aprovada em 2022 pelo Conselho Universitário da UFSC, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do racismo institucional na universidade.
O reitor Irineu Manoel de Souza enfatizou o papel da universidade na consolidação de políticas afirmativas. “A UFSC tem sido referência desde a implantação das ações afirmativas. A criação de um núcleo no HU será importante para discussões permanentes, para que tenhamos cada vez mais uma sociedade mais justa”, afirmou.
Após a abertura, a programação contou com palestras sobre racismo na saúde pública, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o ensino na graduação da Medicina.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.