Notícias
TABAGISMO
Atividade educativa do NET-Tab destaca importância do cuidado integral na cessação do tabagismo no HU-UFSC
O projeto de extensão Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoveu na quinta-feira (20/08), uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08), no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). A atividade ocorreu no ambulatório e contou com a participação de pacientes e profissionais do hospital.
O evento buscou sensibilizar a comunidade sobre os riscos associados ao tabaco, incluindo o uso de dispositivos eletrônicos, e orientar sobre hábitos de vida mais saudáveis. Foram realizadas abordagens educativas, distribuição de folders e entrega de certificados simbólicos a ex-fumantes. Também foram realizados Testes de Fagerström, que avalia o grau de dependência à nicotina, com orientações para encaminhamento a grupos de apoio.
Neste ano, a campanha trouxe como tema “Cuidado Integral no Controle do Tabagismo”, destacando a importância de uma abordagem multidisciplinar para auxiliar quem deseja parar de fumar. “O paciente que está parando de fumar passa por um processo muito difícil. Ele precisa de apoio na saúde mental, estímulo para praticar atividade física e uma alimentação saudável. Qualquer profissional de saúde pode recomendar essas ações e, além disso, o tratamento para o tabagismo está disponível na rede básica de saúde pelo Programa Nacional”, explicou a professora responsável pelo projeto, a médica pneumologista Leila Steidle.
A docente também alertou para os riscos dos cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens. “Adolescentes entre 14 e 17 anos estão utilizando os cigarros eletrônicos e não conhecem os perigos. O uso desses dispositivos pode causar doenças respiratórias, piorar a asma, reduzir o fôlego e levar metais pesados, como níquel e cádmio, para dentro do pulmão, o que é extremamente lesivo”, reforçou.
Interessados em participar do grupo de apoio do NET-Tab podem enviar a mensagem “eu quero viver sem nicotina” para o número (48) 99683-1645, ou entrar em contato pelo Instagram do projeto.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Empresa brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.