Notícias
ENSINO QUALIFICADO
Hospitais Ebserh no Rio Grande do Sul conquistam nota 4 no Enamed
A análise do resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), em 19 de janeiro, reforçou a qualidade dos hospitais universitários federais (HUFs) geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Noventa e cinco por cento dos cursos de Medicina que tem nestes hospitais seu campo de prática, obtiveram conceitos 4 e 5 (em uma escala que vai de 1 a 5).
É o caso dos três hospitais da Ebserh no Rio Grande do Sul. HE-UFPel, HU-Furg e HUSM-UFSM obtiveram nota 4 no exame que tem, entre os principais objetivos, avaliar se o aluno concluinte do curso de Medicina está apto para executar sua profissão, bem como aprimorar o ensino das universidades e faculdades.
Para avaliar essas instituições, o Exame utiliza conceitos de proficiência; sendo 1 e 2 considerados insatisfatórios e 3 a 5 satisfatórios.
Segundo a Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), o resultado que evidencia a excelência da formação acadêmica do HE: “Celebramos com grande orgulho a nota quatro conquistada pelo curso de Medicina da UFPel no Enamed, resultado que evidencia também o papel essencial do Hospital Escola da UFPel como campo de prática, onde ensino e assistência se integram na construção de uma formação comprometida com a saúde da população e com a devolução desse conhecimento à sociedade.”.
Para Andre Teixeira, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), a nota 4 obtida pela instituição é motivo de grande orgulho: “Evidencia a solidez do projeto pedagógico e o compromisso institucional com a excelência acadêmica. Esse resultado expressivo também reforça a importância da atuação da Ebserh, cujo papel é fundamental na integração entre ensino, pesquisa, assistência e gestão, ao oferecer cenários de prática qualificados e contribuir de forma decisiva para a formação médica e para o desempenho alcançado pela universidade”.
A nota quatro também foi recebida com grande satisfação em Santa Maria. Gustavo Nogara Dotto, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM): “Esse resultado valida não apenas a excelência acadêmica da UFSM, mas fundamentalmente a qualidade do HUSM como cenário de prática. A formação médica de alto nível é indissociável de um hospital de ensino robusto, complexo e com preceptoria qualificada. Essa nota demonstra que a integração entre a Universidade e a Ebserh está cumprindo sua missão: entregar à sociedade médicos extremamente preparados para os desafios da saúde pública e do SUS".
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. O HUSM-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Endrio Chaves
Foto Freepik