Notícias
EDUCAÇÃO
Ebserh divulga resultados da Pesquisa de Satisfação do Ensino
A PSE aborda aspectos ligados a quatro eixos: infraestrutura hospitalar, cenários de práticas, preceptoria e formação profissional.
Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr./ HU-Furg, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue fortalecendo suas práticas de formação profissional por meio da escuta qualificada de estudantes, docentes e preceptores. Dados da edição mais recente da Pesquisa de Satisfação do Ensino (PSE) indicam uma avaliação positiva da instituição como cenário de prática e formação em saúde.
O levantamento foi realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2025, com consolidação dos resultados no primeiro mês de 2026. Ao todo, o HU-FURG contou com a participação de estudantes de graduação, do ensino técnico e residentes, além de professores e preceptores.
Entre os resultados 84,2% dos respondentes afirmaram que indicariam a residência no HU-Furg para outros estudantes, sendo 32,9% com certeza e 51,3% indicariam com ressalvas.
Quanto ao nível de satisfação considerando o hospital como cenário de prática, 63,1% dos participantes declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos, sendo 52,6% satisfeitos e 10,5% muito satisfeitos. Um percentual de 10,5% declarou-se indiferente, enquanto 26,4% apresentaram algum grau de insatisfação.
A nota média atribuída ao HU-FURG foi de 6,69, demonstrando uma avaliação global positiva. As notas concentraram-se majoritariamente entre 6 e 8, com destaque para a avaliação 7, atribuída por 18% dos respondentes, seguida pela nota 6 (16%) e nota 10 (16%).
Na análise por dimensões, os indicadores de 2025 mostram desempenho consistente. A dimensão Serviços apresentou nota 6,89, evidenciando a percepção favorável sobre a organização dos cenários de prática. A Infraestrutura foi avaliada com 6,43, enquanto a Preceptoria atingiu 6,58, indicando reconhecimento do apoio e da orientação oferecidos aos estudantes. A Formação profissional obteve nota 6,25, refletindo a integração entre ensino e assistência.
Para a Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo, a Pesquisa de Satisfação do Ensino é uma ferramenta estratégica para qualificar continuamente a formação profissional nos hospitais universitários federais. “Seus resultados evidenciam a importância dos hospitais universitários como cenários de prática e orientam decisões baseadas em evidências. Trata-se de uma ferramenta essencial para integrar assistência, ensino, pesquisa e inovação com qualidade e compromisso público”, destacou.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa substituto, André de Oliveira Teixeira, “os resultados da Pesquisa de Satisfação do Ensino reforçam nosso compromisso com uma formação em saúde de qualidade, baseada na escuta ativa de estudantes, docentes e preceptores. Essa devolutiva nos permite reconhecer acertos e direcionar melhorias contínuas nos nossos cenários de prática em nosso HU, fortalecendo o ensino integrado à assistência sempre buscando a excelência”.
A Pesquisa de Satisfação do Ensino avalia aspectos organizados em quatro eixos principais:
- Infraestrutura hospitalar, envolvendo espaços físicos, recursos, limpeza e tecnologia;
- Serviços e cenários de prática, relacionados à organização dos serviços assistenciais, acolhimento, fluxos e diversidade de casos;
- Preceptoria, considerando apoio, orientação, participação e disponibilidade;
- Formação profissional, incluindo estágios, aprendizado na assistência e oportunidades em pesquisa e extensão.
Resultados nacionais
Conduzida pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DEPI) em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh, a Pesquisa de Satisfação do Ensino contou, nacionalmente, com a participação de 8.382 pessoas, entre alunos de graduação, ensino técnico, residentes, professores e preceptores.
Entre os principais resultados nacionais, 93,9% indicaram os hospitais da Rede Ebserh, 72,7% avaliaram positivamente os hospitais como cenários de prática, e 79% atribuíram notas entre 7 e 10 às instituições. Além disso, 85% afirmaram ter boa experiência de aprendizado junto à assistência prestada ao paciente.
A Pesquisa é realizada anualmente desde 2019 e subsidia o planejamento e a melhoria contínua das ações de ensino, pesquisa e inovação nos hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Sobre a Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Clarice Becker, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh