Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Campanha Setembro Laranja destaca importância do papel exercido pelo paciente, familiares e cuidadores
Rio Grande (RS) - No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o mês de setembro foi marcado por diversas campanhas, dentre elas, as ações em apoio ao Setembro Laranja, que teve como objetivo conscientizar sobre a segurança do paciente. Este ano, o tema foi “Engajando o paciente para a segurança do paciente” e o slogan, “Vamos fazer ouvir a voz do paciente!”, reconhecendo a importância dos pacientes, familiares e cuidadores na promoção da segurança no cuidado. A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância de uma abordagem centrada no paciente e incentivar a colaboração na área da saúde.
No dia 28 de setembro, a Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) organizou uma ação de conscientização sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente próximo à Portaria Central do HU-Furg. Os profissionais foram abordados e convidados a participarem de uma dinâmica em que cada um escolhia um balão, estourava e respondia a uma pergunta relacionada às Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Aqueles que acertavam, ganhavam um brinde. “A adesão foi muito boa, com muitos profissionais aguardando para participar do quis”, destacou a chefe da UGQSP, Ana Paula Vaghetti.
Para os pacientes, acompanhantes e visitantes, a abordagem foi realizada nas unidades de internação, com a distribuição de material educativo sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O objetivo foi dar informações para que os pacientes e todos os envolvidos no processo tomem atitudes que contribuam com o cuidado e a segurança durante o tempo de internação. A Organização Mundial de Saúde (OMS), completou Ana Paula, “comprova que quando os pacientes são parceiros em seus cuidados, há ganhos significativos em segurança, satisfação e resultados de saúde. Incentivar a participação ativa dos pacientes contribui para a segurança do sistema de saúde como um todo”.
Conheça as Metas Internacionais de Segurança do Paciente
De acordo com o Ministério da Saúde são elas: identificar corretamente o paciente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de lesões por pressão e quedas.
Com a campanha Setembro Laranja, a OMS objetivou mobilizar diversos segmentos da sociedade: pacientes, famílias, prestadores de cuidados, profissionais de saúde, líderes de saúde, formuladores de políticas, organizações de pacientes e sociedade civil. A meta é aumentar a consciencialização em escala global sobre a necessidade de participação ativa dos pacientes, das suas famílias e dos prestadores de cuidados em todos os ambientes e em todos os níveis de cuidados de saúde.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Furg faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com contribuição de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh