Notícias

BASE CIENTÍFICA

Acesse gratuitamente a biblioteca virtual UpToDate

A plataforma é um recurso de suporte a decisões médicas embasado em evidências
Publicado em 05/03/2021 12h26 Atualizado em 07/04/2021 10h00
ilustração.png

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibiliza a plataforma UpToDate e, com isso, toda a sua base científica de conhecimentos em saúde está liberada para acesso gratuito dos profissionais e dos residentes do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Ebserh.

Para acesso externo, de fora da rede do HU-Furg/Ebserh: http://uptodate.ebserh.gov.br/, será necessário utilizar o login e a senha do e-mail Ebserh. Já o  https://www.uptodate.com/, só funciona de dentro da rede do HU-Furg, e o login e senha não funciona por este link.

Para esclarecer dúvidas e otimizar sobre a utilização da plataforma, procure a Gerência de Ensino e Pesquisa, pelo 3233-8851.

UpToDate

A plataforma UpToDate®, existe há 25 anos e objetiva apoiar a tomada de decisão clínica, com recomendações que fundamentam questões relativas à prática clínica, de forma acessível, rápida e independente, seguindo os princípios da Medicina Baseada em Evidência. Os principais benefícios do acesso à plataforma são a qualificação da assistência e do ensino, a incorporação da medicina baseada em evidências nas práticas clínicas, o embasamento das decisões clínicas, a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares, a agilidade na tomada de decisão e a segurança ao paciente.

Atualmente, esse é um recurso eletrônico usada por mais 38,5 mil instituições médicas em 191 países, com conteúdo atualizado de mais de 25 especialidades, dentre elas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cuidados Paliativos, Dermatologia, Doenças Infecciosas, Endocrinologia e Diabetes, Gastroenterologia e Hepatologia, Geriatria, Hematologia, Medicina Cardiovascular, Medicina de Família e Comunidade (Adultos), Medicina de Urgência (Adulta e Pediátrica), Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Psiquiatria e Reumatologia.

Abaixo, seguem os links de vídeos com informações e treinamentos para facilitar o uso da plataforma UpToDate:

 

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh