Notícias
INOVAÇÃO E SEGURANÇA
Suportes para coleta de sangue garantem proteção aos trabalhadores assistenciais do HE-UFPel
Pelotas (RS) – A parceria entre a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e o Setor de Infraestrutura Física (SIF) resultou na confecção de suportes para tubos de coleta de sangue no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com mais de 30 suportes confeccionados, a iniciativa visa garantir a segurança dos colaboradores, reduzindo os riscos de acidentes com material perfurocortante que podem ocorrer no momento da transferência do sangue da seringa para os tubos.
O chefe da Usost, Felipe Vieira Camerini, ressaltou a importância do uso adequado de materiais para a proteção dos trabalhadores, especialmente em atividades que envolvem riscos como a coleta de sangue. Ele destacou que “somente em 2023, foram registrados 17 acidentes com material perfurocortante. Esses acidentes podem e devem ser evitados”.
Os suportes, resistentes, reutilizáveis, higienizáveis e de fácil manuseio, já foram distribuídos em diversas unidades do Hospital, incluindo: Laboratório, Bloco Cirúrgico, UTI Geral, UTI Neonatal, Unidade Semi-intensiva, e Hospital Dia. Também foram entregues para os profissionais que atuam nos programas de internação domiciliar: PIDI, voltado a pacientes oncológicos em cuidados paliativos, e Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), com ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Em breve, serão confeccionadas e entregues mais estantes.
A técnica em Enfermagem da Usost, Marcia Heloisa Colvara Do Couto Ferreira, explicou que o objetivo era minimizar o risco de acidentes, criando um modelo específico de estantes que corresponderiam às necessidades dos colaboradores do Hospital. Tendo em vista que os suportes disponíveis no mercado não seriam adaptáveis às maletas dos coletadores do HE-UFPel, foi realizada uma análise criteriosa em conjunto com Felipe, engenheiro do trabalho e chefe da Usost, e Márcia, com vasta experiência em coleta, para chegar ao modelo de estante. “A nossa preocupação é que coubesse nas maletas dos coletadores, para que toda vez que eles forem realizar as coletas no Hospital ou em domicílio levem a maleta e dentro dela esse suporte de acrílico”, observou.
Assim, a equipe aproveitou os recursos disponíveis, incluindo o material de acrílico já existente no Hospital na forma de retalhos e, com o apoio do SIF, especialmente os marceneiros, João Boeira e Alcindo Hirdes, foi possível viabilizar o projeto. O chefe da Usost manifestou a importância do trabalho em conjunto: “Deixo meu agradecimento à equipe da oficina que nos auxiliou, utilizando sobras de material para confeccionar as estantes distribuídas aos colaboradores da assistência”. Marcia destacou que “a boa vontade e conhecimento dos nossos parceiros e colegas facilitaram a execução desse trabalho e confeccionamos as estantes que garantem mais segurança durante as coletas”.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh