Notícias
INFRAESTRUTURA E ASSISTÊNCIA
Hospital Escola da UFPel amplia Centro Cirúrgico e UTI Adulto para fortalecer o acesso a cirurgias pelo SUS
Pelotas (RS) - O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está realizando uma importante obra de ampliação estrutural, com impacto direto na assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A intervenção consiste na requalificação dos espaços da UTI Adulto e do Bloco Cirúrgico, contemplando a implantação de um novo leito de UTI e a criação de uma quarta sala cirúrgica, ampliando a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos no hospital. Com a reforma o espaço de leitos da UTI adulto passa de 50,69m² para 58,89m² e o espaço de cirurgias do bloco passa de 76,12m² para 96,21m².
Atualmente, o HE-UFPel conta com seis leitos de UTI Adulto e três salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para urgências obstétricas. Com a ampliação, a UTI Adulto passará a dispor de sete leitos, enquanto o Centro Cirúrgico contará com três salas destinadas às cirurgias eletivas e uma sala exclusiva para a maternidade, fortalecendo o cuidado integral, especialmente na saúde da mulher.
Além da ampliação física, a obra inclui substituição de pisos, melhorias no sistema de renovação de ar e execução de pintura, promovendo mais conforto, segurança e adequação às normas técnicas e sanitárias.
Para a Gerente de Atenção à Saúde do HE-UFPel, Gabriela Klein Couto, a ampliação representa um avanço estratégico para o hospital e para a rede regional de saúde, “a ampliação de um leito de UTI e de uma nova sala no bloco cirúrgico representa um avanço muito importante para Pelotas e para toda a região sul. Esse leito de UTI como retaguarda cirúrgica nos dá mais segurança para ampliar cirurgias, reduzir cancelamentos e garantir um cuidado mais resolutivo aos pacientes do SUS. Da mesma forma, contar com três salas para cirurgias eletivas e uma sala exclusiva para a maternidade fortalece o acesso, organiza melhor os fluxos assistenciais e qualifica o cuidado, especialmente em áreas sensíveis como a saúde da mulher. Em um hospital de ensino 100% SUS, esse avanço também impacta diretamente a formação de residentes e acadêmicos, que passam a aprender em um ambiente mais estruturado, seguro e alinhado com a realidade do sistema público de saúde. É um ganho concreto para a assistência, para o ensino e, principalmente, para a população que depende do SUS.”
Ampliação alinhada a estratégias nacionais e institucionais
A obra integra as ações do Projeto Impulso Cirúrgico, lançado em junho deste ano, que busca qualificar e ampliar a capacidade cirúrgica do hospital. O projeto faz parte de uma estratégia nacional articulada com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde e inserida no conjunto de ações do “Ebserh em Ação”, que visa expandir os serviços de saúde e fortalecer o ensino, a pesquisa e a inovação nos hospitais universitários federais.
O Impulso Cirúrgico propõe intervenções coordenadas para aumentar a eficiência dos processos cirúrgicos. Entre as ações previstas estão o mapeamento de fluxos de trabalho, a pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a definição de critérios de priorização cirúrgica, a otimização do agendamento de exames e consultas, a reorganização do mapa cirúrgico, a realização de mutirões e o fortalecimento das estratégias de comunicação com os pacientes.
No HE-UFPel, a ampliação também está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE), no eixo Desenvolvimento Institucional, e à reabertura da Residência Médica em Cirurgia Geral, contribuindo diretamente para a formação profissional qualificada e para a melhoria do acesso, da equidade e da qualidade da assistência.
Com a ampliação do Centro Cirúrgico e da UTI Adulto, o Hospital Escola da UFPel reafirma seu compromisso com a qualificação da assistência pelo SUS, com a formação de profissionais de saúde e com o fortalecimento da rede pública regional, entregando ganhos concretos para pacientes, trabalhadores e para toda a comunidade.
Para a Gerente de Ensino e Pesquisa e Superintendente em exercício do Hospital Escola, Silvana Paiva Orlandi, “mesmo com as obras do novo Hospital Escola em curso, seguimos com o compromisso de qualificar, desde já, os serviços ofertados à população, pois ainda temos um período de conclusão de obras e transição de aproximadamente dois anos em que é nosso dever ampliar a capacidade assistencial, fortalecer o acesso às cirurgias pelo SUS e entregar cuidado seguro, resolutivo e de qualidade à comunidade.”
Execução da obra
A obra iniciou em 15 de dezembro e conta com o envolvimento direto de toda a equipe do Setor de Infraestrutura Física (SIF) do HE-UFPel. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Rodrigo Dieguez Ferreira, e a previsão de conclusão é para o final de janeiro.
Com essa ampliação, o Hospital Escola da UFPel reafirma seu compromisso com a qualificação da assistência, a valorização do SUS, a formação de profissionais de saúde e o fortalecimento da rede pública de atenção à saúde em Pelotas e na região sul.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.