Notícias
BOAS PRÁTICAS
HE-UFPel adere ao programa Green IT da Furukawa
Adesão ao programa da Furukawa já gerou resultados para o HE-UFPel
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforçou suas ações de sustentabilidade ao aderir ao programa Green IT, da Furukawa. A ação, conduzida pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD), foi viabilizada com o apoio do jovem aprendiz do Setor, Paulo Cesar Girão Lopes Junior. O programa incentiva o descarte correto de cabos que já completaram seu ciclo de vida, promovendo a economia de recursos naturais e a proteção do meio ambiente.
A chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação (UISTI), Ana Paula Lourençon, explicou que “a ideia de participar do programa surgiu da necessidade de descartar corretamente uma grande quantidade de cabos que já não tinham utilidade para a instituição”. E destacou que “nossa equipe sempre prioriza o reaproveitamento de materiais e equipamentos, e somente quando isso não é possível realizamos o descarte de forma ambientalmente responsável, seja por meio de cooperativas de reciclagem ou, no caso de equipamentos, pela Unidade de Patrimônio”.
Criado há quase 15 anos pela Furukawa, o programa Green IT é um modelo sustentável que permite a troca de cabos antigos por novos produtos da marca, independentemente do fabricante. Além disso, os participantes recebem um “Cheque Verde”, que pode ser utilizado para adquirir produtos em distribuidores autorizados no Brasil. O programa permite o descarte de cabos eletrônicos, de energia e de telefonia.
O jovem aprendiz, Paulo Cesar Girão Lopes Junior, responsável pelo cadastro da instituição no programa, compartilhou que “a ideia surgiu ao percebermos a necessidade de descartar corretamente materiais eletrônicos no Hospital. Foi muito gratificante contribuir para uma iniciativa tão importante”.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a geração de resíduos sólidos pode atingir 3,4 bilhões de toneladas até 2050, um aumento de 70% em relação a 2018. Nesse contexto, o programa Green IT desempenha um importante papel, por exemplo, para cada mil quilos de materiais reciclados, são economizados 62,5 mil quilos de minério de cobre e 3.630 kWh de energia, suficiente para abastecer 20 residências por um mês.
Como funciona o programa Green IT?
1. O cliente solicita a participação pelo site da Furukawa.
2. A empresa envia embalagens apropriadas para o descarte dos cabos.
3. O material descartado é enviado com a nota fiscal.
4. Após o recebimento, a Furukawa envia o “Cheque Verde”.
5. O cliente utiliza o cheque e solicita um certificado comprovando sua contribuição ambiental.
Impacto positivo no HE-UFPel
“A participação no programa reforçou o compromisso da nossa equipe com a sustentabilidade. Além disso, o retorno financeiro por meio do ‘Cheque Verde’ serviu como incentivo extra para que o descarte correto dos cabos seja realizado de maneira contínua. Como somos um hospital público 100% SUS, cada economia de recursos faz a diferença, possibilitando investimentos que beneficiam diretamente os pacientes”, salientou Ana Paula. E destacou ainda que “um fator essencial para o sucesso dessa iniciativa foi a correta separação dos cabos realizada pela equipe de TI, garantindo que o envio atendesse aos critérios do programa”.
Sobre o funcionamento, Ana Paula detalhou que, após o cadastro e de receber as bags específicas para armazenamento dos cabos descartados, “a equipe da UISTI faz a separação do material, garantindo que apenas os itens inservíveis sejam destinados ao programa. Quando atingimos a quantidade necessária para envio, os cabos são despachados para a Furukawa, que faz a avaliação e, com base no peso, disponibiliza o ‘Cheque Verde’, utilizável na aquisição de produtos da marca em distribuidores autorizados”. O HE-UFPel já recebeu o “Cheque Verde” no valor de R$ 1.013,60, que será utilizado para “a aquisição de ferramentas Furukawa para melhoria na realização do trabalho da equipe”.
A chefe da UISTI também ressaltou “a contribuição do Jovem Aprendiz da unidade, que viabilizou o contato com o programa e foi peça-chave na iniciativa”. O jovem aprendiz Paulo Cesar disse: “Acredito que esses projetos precisam ser mais incentivados, pois o desperdício é algo grandioso na sociedade atual, além do reflexo desse desperdício no meio ambiente. São de grande importância para que no futuro não seja tarde demais, devemos cuidar do nosso meio ambiente, fazer práticas sustentáveis, evitar ao máximo o desperdício, visando a reciclagem!”.
Sobre a Ebserh
O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh