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Apresentação e Contatos

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Publicado em 03/11/2020 19h16 Atualizado em 22/08/2025 17h25

Os Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por treinamento em serviço com carga horária presencial de 60 (sessenta) horas semanais, com duração de 2 (dois) em regime de dedicação exclusiva.

 De acordo com a legislação vigente, não é permitido ao residente realizar outras atividades, concomitantemente à participação no Programa de Residência, sob pena de exclusão imediata do mesmo.

  As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais de saúde da população. Abrangem as profissões da área da saúde de Enfermagem, Farmácia, Farmácia Bioquímica, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, entre outros (Resolução CNS nº 287/1998).

 O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (PRIMAH) do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), aprovado em 2009 é um dos cinco Programas de Residência Uni e Multiprofissional da UFPR.  Incialmente, com 21 vagas em 5 Áreas de Concentração e 9 Áreas Profissionais. Hoje, conta com 64 vagas por ano em 6 (seis) Áreas de Concentração.

O tempo de duração do Programa é de 2 anos, com carga horária de 5760 horas, tendo como princípio a intensa atividade prática e treinamento em serviço, compondo 80% do total de sua carga horária. Os demais 20% são destinados a fundamentação teórica e teórico-práticas. Além do treinamento em serviço, os residentes são estimulados ao desenvolvimento de pesquisas, orientados por docentes e profissionais de alto nível técnico. Para a integralização do curso é obrigatória a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) em formato de artigo científico, e sua submissão para publicação em revista científica indexada.

As atividades dos nossos residentes, são desenvolvidas nas dependências do CHC, nos Setores e Departamentos da UFPR e instituições conveniadas. O ingresso no Programa se dá por meio de processo seletivo público, realizado pelo Núcleo de Concursos da UFPR em parceria com as Comissões de Residência Médica (COREME) e multiprofissional (COREMU).

Aproximadamente quatrocentos profissionais foram formados em dez anos de programa, nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Farmácia e Terapia Ocupacional.

Avançamos e alavancamos nossa visibilidade: somos procurados como referência na formação de profissionais. No último processo seletivo da Residência foram mais de 900 inscritos para 64 vagas. A relação candidatos/vaga está disponível no site do NC-UFPR.

O desempenho dos egressos confirma o papel da residência como excelente formador e fomentador de profissionais, demonstrado por meio de aprovações em concursos públicos e atuação nos diferentes setores da saúde.

Internamente, as conquistas também vieram. Consolidamos o programa por meio do nosso Regimento Interno e Geral e da COREMU/UFPR. Melhoramos a qualidade do gerenciamento das informações por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), plenamente integrado com a UFPR.

Pelo terceiro ano consecutivo os residentes tiveram a oportunidade de apresentar os Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) no Congresso dos Programas de Residência do CHC/UFPR.

UNIDADE RESPONSÁVEL

O Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE) do PRIMAH do CHC-UFPR é órgão colegiado consultivo, deliberativo e administrativo do Programa. Está diretamente subordinado à Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da UFPR e à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS-MEC). Em âmbito local, está ligado à Gerência de Ensino e Pesquisa do CHC (GEP) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG-UFPR).

O gerenciamento do programa é realizado por um Coordenador Geral eleito pelo colegiado, cujos membros são nomeados em reunião após indicação dos seus pares.

A determinação e excelência imperaram no CHC e por isso somos um projeto exitoso. Precisamos do esforço de todos para continuar avançando, contamos com vocês!

CONTATOS

E-mail da Secretaria: coremu.chc-ufpr@ebserh.gov.br / Telefone: (41) 3360-1839, Ramal 6004

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      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
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      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
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      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
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      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
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    • Região Sul
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      • Inexigibilidade
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      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
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    • Relatório Integrado
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    • Política de Dividendos
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
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