Não bastava para a equipe de Cirurgia Plástica do Complexo HC (CHC)* atender os pacientes que precisam da assistência da mesma, também desenvolve estudos e pesquisas na área que são laureados no mundo inteiro.
O certificado de premiação foi entregue por Daniel C. Mills, presidente da ASPS, no dia 29 de abril, deste ano, no congresso internacional Aesthetic Meeting 2017, em San Diego, no Estados Unidos.
O chefe do Serviço, Renato de Freitas lembra que “a premiação o indica como o melhor trabalho no mundo inteiro”. Já Ruth Graf ressalta que “a pesquisa trata de um procedimento de redução mamária que foi desenvolvido pela equipe do próprio Complexo Hospital de Clínicas da UFPR”.
|
|
Residente Médico Victor Rodamilans Sanjuan: primeiro lugar da 33ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica (arquivo pessoal)
|
Victor Rodamilans Sanjuan, que é residente médico da especialidade desde 2015, apresentou a pesquisa “Efeitos da Nicotina na Indução da Isquemia em Retalhos, na 33ª Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica, que aconteceu de 04 a 06 de maio de 2017, em Gramado, Rio Grande do Sul e a mesma foi premiada com o primeiro lugar do evento.
No 52º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, evento que aconteceu de 11 a 15 de novembro de 2015, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema “Influência do retalho bipediculado do músculo peitoral maior na sustentação do retalho dermolipoglandular mamário após mamoplastia vertical - Avaliação após 10 anos”, André Luiz Bilieri Pazio, residente médico em cirurgia plástica, foi premiado como melhor trabalho sobre mamaplastia do Congresso Brasileiro.
|
|
Maria Cecília Closs Ono recebeu o Prêmio Farid Hakme (arquivo pessoal)
|
O Prêmio Farid Hakme é conferido ao primeiro colocado no concurso para obtenção do título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Nos últimos dez anos, dois residentes do Serviço receberam tal premiação. Foram eles: André Ricardo Tolazzi, em 2006; e Maria Cecília Closs Ono, em 2009. Maria Cecília, desde 2012, é professora de medicina da UFPR. Por três vezes, o Complexo HC esteve com o segundo lugar entre entre os residentes médicos de todo Brasil.
Ebserh
*O Hospital de Clínicas ao lado da Maternidade Victor Ferreira do Amaral são os hospitais universitários federais da UFPR que formam o Complexo HC e são considerados filiais da Ebserh no Paraná. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh,
Abaixo foto atual (2017) da Equipe do Serviço de Cirurgia Plástica do Complexo HC.
(Renato Freitas, o chefe do Serviço, é o terceiro, da esquerda para a direita, sentado).