Notícias
RECONHECIMENTO
CHC-UFPR recebe Prêmio WSO Angels Awards pela qualidade do serviço da Unidade do Sistema Nervoso
CHC-UFPR recebe Prêmio WSO Angels Awards
Curitiba (PR) – Foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma solenidade para a entrega do Prêmio Internacional WSO Angels Awards à Unidade do Sistema Nervoso e da homenagem ao professor aposentado da UFPR, Edison Matos Nóvak, pela contribuição dada ao serviço de neurologia do Complexo.
A Unidade do Sistema Nervoso do CHC destaca-se pela qualidade no cuidado dos pacientes e excelência acadêmica e pelo corpo clínico, composto por 30 médicos neurologistas e 13 professores envolvidos ativamente, além de 21 profissionais da equipe multiprofissional, entre enfermeiros, educador físico, fisioterapeutas, fonoaudióloga, nutricionistas e terapeuta, a unidade é um ambiente contínuo de aprendizagem e inovação.
Essa unidade é referência em assistência e ensino, entrelaçando a prática clínica com o compromisso com a pesquisa e formação de novos profissionais. Anualmente, realiza 19 mil atendimentos ambulatoriais e fornece cuidados especializados ambulatoriais a cerca de 12,6 mil pacientes.
Para a superintendente do CHC-UFPR, Camila Girardi Fachin, esse é um momento de celebração do Complexo como um hospital de ensino que faz assistência de excelência para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além da celebração da carreira de um professor muito especial. “As instituições são feitas de pessoas. De nada adiantaria esse prédio grandioso se não tivéssemos profissionais de excelência aqui dentro do nosso hospital, comprometidos com o ensino dos nossos residentes, alunos, e com o atendimento de excelência. São profissionais que não se contentam em fazer o básico do dia a dia, que vestem a camisa do nosso Complexo e transformam um serviço”, disse a superintendente.
Camila Fachin ainda frisou que essa conquista do serviço da Neurologia é motivo de muito orgulho, pois a missão do Complexo é oferecer tratamento de alta qualidade e ser um exemplo para que outros hospitais possam seguir.
“A Neurologia do CHC demonstra como é importante a participação dos professores juntamente com os médicos, tanto para o ensino quanto para a assistência. Num hospital universitário, assistência e ensino são inseparáveis e isso só traz ganhos, e a neurologia nos mostra que quando os professores, os médicos, a enfermagem, os técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfim, toda equipe administrativa se une em prol de um objetivo, a excelência é o resultado”.
A médica, responsável técnica pela Unidade do Sistema Nervoso do CHC-UFPR, Talullah Spina Tensini, destacou que o serviço na Unidade proporciona um campo de aprendizagem abrangente, que prepara estudantes de graduação, residentes e pós-graduandos para enfrentar os desafios da prática química. Ela informou que além dos atendimentos ambulatoriais, o serviço dispõe de um campo de aprendizado em métodos complementares, incluindo vídeo eletroencefalograma, eletroneuromiografia, polissonografias e doppler transcraniano.
“Oferecemos uma enfermaria em neurologia geral, com leitos específicos para doenças neuromusculares e epilepsia, e uma unidade especializada no atendimento do AVC. O atendimento é contínuo, com neurologistas e residentes, disponíveis 24 horas por dia no atendimento de emergências e interconsultas hospitalares”, disse a médica. Para ela, a conquista do Prêmio Angels é um reconhecimento e reflexo da alta qualidade e esforço de toda a equipe.
O Prêmio
O AVC é uma das principais causas de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. Globalmente, o problema é responsável por causar, anualmente, 6,2 milhões de mortes. O Prêmio Angels é uma iniciativa não promocional concebida para fornecer suporte às instituições e aos profissionais de saúde visando a mudança desse grave cenário. Lançada em mais de 100 países, tem como missão o aumento do número de pacientes com AVC tratados em serviços de referência, seja por meio do desenvolvimento de novos centros ou pela melhoria daqueles já existentes.
A Unidade do Sistema Nervoso do CHC-UFPR foi agraciada com o prêmio “WSO Angels Awards” mediante o alcance de indicadores de qualidade estabelecidos nessa premiação internacional.
Homenagem
O CHC-UFPR prestou homenagem ao professor Edison Nóvak, profissional cuja dedicação e conhecimento marcaram a história da neurologia do Complexo. O professor de neurologia da UFPR, Hélio Teive, apresentou a história do homenageado. De acordo com ele, o professor Edison Nóvak teve uma participação importantíssima na residência de Neurologia do Hospital de Clínicas e criou a Unidade de Doenças Cerebrovasculares. “Uma das grandes participações do professor Edison foi na organização e nas reformas do Serviço de Neurologia”, destacou Hélio Teive.
Em sua fala, o professor aposentado da UFPR, Edison Matos Nóvak, agradeceu a homenagem e lembrou que as realizações não foram somente dele, mas de toda uma equipe envolvida. “É impossível fazer alguma coisa com durabilidade, com um impacto positivo em vários setores, se não houver um espírito de equipe, uma coesão de equipe e o atendimento e a atenção, até além dos deveres de toda a equipe que trabalha junto, especialmente no atendimento a AVC”.
Edison Novak destacou outras áreas da Neurologia, e dos 19 mil, aproximadamente, atendimentos por ano que são feitos. “Isso não é pouco, é mais do que muitos hospitais universitários do Brasil. Então, eu sinto muito orgulho de ter participado dessa unidade e ter podido até adiantar alguma coisa, avançando um pouco mais na qualidade de atendimento, de ensino, de pesquisa”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: neurologia, qualidade, homenagem, prêmio wso angels awards, curitiba, paraná, chc-ufpr, ebserh,