Notícias
GESTÃO
Adonis Nasr toma posse como novo superintendente do CHC-UFPR
Marcos Sunye, reitor da UFPR, discursa na posse de Adonis Nasr como novo superintendente do CHC-UFPR
Curitiba (PR) – O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem novo superintendente. Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 8 de abril, no Hall do prédio central, Adonis Nasr foi empossado para a gestão 2025-2029. Ele foi eleito via consulta pública realizada entre os dias 18 e 19 de março. A Chapa 1, liderada pelo cirurgião e professor Nasr, obteve 82,2% dos votos válidos.
Adonis Nasr atua como cirurgião na Unidade de Urgência e Emergência Adulto no CHC e é docente adjunto do Departamento de Cirurgia da UFPR. Foi a primeira vez que o CHC escolheu seu superintendente, desde a sua criação como hospital universitário, em 1961. Ele recebeu o cargo de Camila Girardi Fachin, que assume o cargo de vice-reitora da UFPR.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, participou de forma remota da solenidade e destacou que o CHC-UFPR ocupa um lugar estratégico para o SUS no Paraná e tem o nobre papel indissociável de ser um hospital da inovação, da pesquisa e o mais importante no Estado para a formação dos recursos humanos da saúde, necessários para poder, inclusive, qualificar o sistema de saúde público e privado do País. “Antes de sermos universitários, somos um hospital que deve garantir mais vida para a população, proteção, diagnóstico, e tratamento qualificado, visando o cumprimento da função de saúde, ensino, pesquisa, inovação”, ressaltou Chioro.
O reitor da UFPR, Marcos Sunye, destacou a necessidade de aproximação científica entre a Universidade e o CHC: “A Universidade tem essa obrigação e a reitoria vai trabalhar sempre para trazer a pesquisa para dentro do Complexo. Dentro da nossa autonomia, bem como da parceria com o Ministério da Educação, podem contar tanto com a Universidade quanto com o CHC na continuidade dessas colaborações”, disse.
O superintendente do CHC-UFPR, Adonis Nasr, lembrou que diretores e superintendentes que passaram pelo Complexo, contribuíram para deixar o hospital melhor. Segundo ele, o CHC já passou por crises financeiras, de recursos humanos, políticas e estruturais, mas que foram superadas pela união de todos. “Se permanecermos unidos e acreditando, podemos superar os desafios e vislumbrar horizontes melhores. Acreditem, o amanhã será sempre melhor”, pontuou o gestor.
Adonis Nasr enfatizou que pelo Complexo passam mais de 10 mil pessoas por dia, e cada paciente e familiar que nele circula, carrega em si a esperança de uma cura, de um alívio, de um tratamento. “Eles têm no CHC e no SUS, a sua única esperança. Cada um que aqui trabalha é alicerce fundamental dessa esperança em todas as suas funções”, completou.
Também estiveram presentes autoridades do poder executivo, gerentes do CHC-UFPR, ex-diretores e superintendentes do CHC-UFPR, e integrantes da comunidade do CHC e da UFPR. A programação do evento contou com a apresentação do Coral do CHC-UFPR.
Perfil
O novo gestor é médico formado pela UFPR, foi residente em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo pela UFPR e é especialista em Cirurgia do Trauma e doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é também professor adjunto da disciplina Trauma no Departamento de Cirurgia da UFPR.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh