Perguntas Frequentes

Publicado em 26/10/2020 11h05 Atualizado em 28/10/2020 18h38
    • Como agendar consultas no Complexo HC?

      O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR é totalmente público, 100% financiado pelo SUS. Não realiza qualquer atendimento particular ou via convênios. Dessa forma, todos os usuários do SUS devem seguir a seguinte regulamentação:

      1) Realizar uma consulta com um médico numa Unidade de Saúde de sua localidade;
      2) Caso haja necessidade,a Unidade de Saúde agendará, via internet, a consulta  no Hospital de Clínicas com um especialista da área, gerando o código de transação que autorizará seu atendimento com ele.

      Ao chegar no HC, como proceder?
      O paciente deve dirigir – se a Central de Agendamentos, localizada no andar térreo do anexo B,  para realizar seu registro no Sistema de Informações do Hospital.

      Neste momento, será criado seu prontuário e sua carteirinha. Esta última ficará de posse do paciente e nela poderão ser registradas todas as consultas que virem a ser marcadas.

      Qual documentação apresentar?
      O paciente deve apresentar a guia de encaminhamento da sua Unidade de Saúde com o número do CÓDIGO DE TRANSAÇÃO, comprovante de residência, documento com foto (identidade ou carteira de motorista) ou certidão de nascimento para crianças de colo, CPF e preferencialmente o Cartão SUS.

      Quanto tempo antes da consulta devo chegar para estes procedimentos?
      No horário informado na guia de encaminhamento da Unidade de Saúde.

      Como agendar consultas de retorno?
      Após o atendimento médico, se o paciente obtiver uma solicitação de retorno ou encaminhamento para outra especialidade, deve dirigir – se ao balcão do SAM ( Secretaria de Ambulatório Médico) em que a consulta foi realizada . Nesse local terá informações sobre a marcação de sua consulta e de exames, se requisitados pelo médico.

      Fila informatizada de espera para novas consultas/retorno:
      Caso o usuário seja incluído na fila informatizada de espera para consultas novas ou de retorno, deve aguardar o contato do Hospital para prestar informações sobre as consultas e agendamento de exames, se requisitados pelo médico.
      Para sanar qualquer dúvida a respeito da marcação de consultas e exames, favor entrar em contato com a Central de Agendamentos pelo telefone 3360 7833 ou 3360 7838
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      EM CASO DE URGÊNCIA

      Em caso de urgência procure uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que são os postos 24 horas.

      Curitiba

      • UPA Boa Vista: Av. Paraná, 3654, Boa Vista - Telefone: (41) 3251-1010.
      • UPA Boqueirão: Rua Professora Maria de Assumpção, 2590, Boqueirão - Telefone: (41) 3217-1259.
      • UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru - Telefone: (41) 3261-4052
      • UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495, Campo Comprido - Telefone: (41) 3373-4955.
      • UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, CIC - (41) 3314-5121.
      • UPA Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, 1883, Fazendinha -  Telefone:(41) 3314-5050.
      • UPA Matriz: Rua General Carneiro, 181 (anexo ao HC): (41) 3264-1834
      • UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n. Esquina com Av. Wiston Churchil, Pinheirinho - Telefone: (41) 3212-1471.
      • UPA Sítio Cercado: Rua Levy Buquera, 158, Sítio Cercado - Telefone: (41) 3378-6052
      • UPA  Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zola Florenzano, 835 - Tatuquara  - Telefone: (41) 3348-0616.
    • Complexo HC realiza Cirurgias Plásticas?

      O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da UFPR realiza o tratamento de diversas deformidades, tanto as congênitas (em pacientes com malformação), quanto as adquiridas. Essas deformidades podem ser de origem estéticas ou reparadoras:

      Cirurgias estéticas

      • Não são cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde);
      • São realizadas no âmbito do HC somente para o ensino de residentes e alunos da graduação em medicina.
      • O Hospital não tem a obrigatoriedade de aceitar todos os pacientes para o tratamento.
      • Existe uma fila de espera de agendamento de consulta na Unidade de Saúde, onde se faz o pedido de consulta para nosso Serviço.
      • No HC, o paciente passará por uma nova TRIAGEM para determinar a sua patologia, a possibilidade de ser realizado neste hospital e o modo de tratamento. Essa TRIAGEM ocorre às terças-feiras a tarde. Passando por ela, o paciente poderá:

      1) Ser encaminhado ao profissional responsável para o tratamento.

      2) Entrar numa lista de espera de cirurgia (casos onde há maior demanda que possibilidade de realização); ou

      3) Ser reencaminhado à Unidade de Saúde local para solicitação de consulta à outra instituição.

      Cirugias reparadoras (não estéticas) 

      • São totalmente cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde);
      • São realizadas no âmbito do HC de maneira rotineira;
      • Pacientes com necessidades de atendimentos emergenciais sempre tem prioridade, em relação aos eletivos (que podem aguardar).
      • Também tem que ter a liberação do Código de Transação liberado pelo posto de saúde.

      Atendimento Ambulatorial

      Ocorre no SAM-3 (anexo B) do HC às quintas-feiras a partir das 7h30, para quem:

      • Já tem o Código de Transação fornecido pela unidade de saúde da localidade do paciente;
      • Já foi triado no HC.
    • O Complexo HC não realiza Fertilização in Vitro (FIV)?

      O CHC não possui atendimento em inseminação artificial e/ou fertilização.

    • Como solicitar Cópias de Prontuários?

      O atendimento é realizado no Serviço de Cópia de Prontuário Serviço atendendo no hall de entrada do Anexo B.

      O horário de atendimento é das 7h às 18h45, de segunda a sexta-feira.

      Quem e como?

      Por meio de solicitação pessoalmente no Serviço com apresentação da documentação abaixo relacionada, conforme cada caso:

      • O próprio paciente, apresentar:

      Carteira de Identidade (RG);
      Carteirinha do Hospital de Clínicas.

      • Terceiros, apresentar:

      Procuração assinada, com firma reconhecida em cartório, do paciente requerendo ao HC-UFPR a cópia de prontuário/exames;
      Cópia autenticada RG e CPF do paciente e Carteira de Identidade de quem virá fazer a solicitação.

      • Menor de 18 anos com pai ou mãe:

      RG do responsável;
      Certidão de nascimento e RG do paciente;
      Carteirinha do Hospital.

      • >>> Menor de 18 anos, sem pais:

      Medida Judicial Curatela;
      Certidão de Nascimento do paciente;
      Carteirinha do Hospital do paciente;
      RG do responsável.

      • Médicos de outros hospitais:

      O médico deverá enviar solicitação, em papel timbrado do hospital ou instituição a que pertence, endereçada à Diretoria de Corpo Clínico pelo fax nº (41) 3360-1047. 
      Na solicitação deverá conter o nome completo do paciente, nome da mãe e número da carteirinha do HC.
      Também deverá constar os exames necessários para o posterior envio (prazo de 24 horas).

      • Pacientes que foram a óbito ou para fins de seguro:

      Ordem Judicial encaminhada pelo Juiz à Diretoria de Corpo Clínico (DCC) ou por solicitação do Conselho Regional de Medicina também encaminhada à DCC/HC.

      • Laudo de Necropsia: fornecida ao familiar de primeiro grau (pai, mãe e filhos) 

      RG do solicitante;
      Documento que comprove grau de parentesco;
      Carteirinha do paciente.

      Quando?

      Pacientes que necessitam de documentos para medicação: 3 (três) dias úteis;
      Pacientes internados no HC: somente após a alta médica;
      Outros casos: 30 dias a partir da solicitação. 

    • Como trabalhar no Complexo HC?

      A partir do contrato de co-gestão com a Ebserh, em 30/10/14, os trabalhadores do CHC passaram a ser contratados via concurso público pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

      Mais informações no site da Ebserh em Concursos.

    • Como fazer estágio no Complexo HC?

      Neste momento os estágios no CHC estão suspensos.

    • Onde obter mais orientações, fazer sugestões, reclamações, críticas e elogios?

      Para registrar uma sugestão, crítica ou reclamação, procure a Ouvidoria do Complexo Hospital de Clínicas, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, no primeiro andar anexo à Maternidade do HC.

      Contato: (41) 3360-6618.