Unidade de Patrimônio (UPAT) – CHC/UFPR-EBSERH
Publicado em
11/11/2025 18h27
Atualizado em
11/11/2025 18h40
Apresentação
A Unidade de Patrimônio (UPAT) atua na gestão estratégica dos bens móveis permanentes e intangíveis, assegurando o controle, a rastreabilidade e a conformidade dos ativos institucionais.
Missão: Garantir conformidade legal, rastreabilidade e eficiência operacional na gestão do patrimônio público.
Inserção na Cadeia de Valor da EBSERH
A UPAT integra a cadeia de valor da EBSERH, contribuindo diretamente para a excelência na gestão hospitalar.
Atividades Primárias:
• Gestão patrimonial: tombamento, registro, controle e documentação.
• Coordenação do inventário patrimonial.
Atividades de Apoio:
• Suporte na movimentação e redistribuição de bens.
• Apoio à recuperação e reaproveitamento de ativos.
Valor gerado: transparência, conformidade e uso eficiente dos recursos públicos.
Principais Atividades Desenvolvidas
- Subsidiar e propor procedimentos internos de gestão patrimonial.
- Conduzir as atividades de registro, controle e monitoramento patrimonial na unidade hospitalar, referente às etapas de incorporação, movimentação, depreciação e desfazimento de bens móveis.
- Subsidiar as equipes de planejamento da contratação de bens móveis e imóveis com informações acerca da classificação de bens.
- Recepcionar os bens móveis entregues por fornecedores, acionando as respectivas equipes de fiscalização dos contratos para registro de seu recebimento provisório e condução de demais trâmites de fiscalização contratual.
- Proceder com o tombamento de bens móveis recebidos, após o seu recebimento definitivo, em momento anterior à sua distribuição.
- Armazenar provisoriamente os bens móveis da unidade hospitalar.
- Emitir os termos de responsabilidade, com a carga patrimonial do material, nos processos de distribuição e movimentação de bens, após a orientação das unidades requisitantes dos bens.
- Comunicar formalmente às instâncias superiores sobre o extravio ou a identificação de danos sobre os bens móveis;
- Elaborar relatórios de composição analítica e sintética do ativo imobilizado e intangível, por conta contábil, como o Relatório Mensal de Bens - RMB;
- Promover a realização dos inventários de bens móveis, imóveis e intangíveis sob responsabilidade da unidade hospitalar, acompanhando e dando suporte às Comissões de Inventário;
- Conduzir os processos de classificação e avaliação de bens móveis, observando as competências da Comissão Especial de Avaliação de Bens;
- Conduzir os processos de desfazimento de bens móveis, observando as competências da Comissão Especial de Desfazimento de Bens;
- Conduzir os testes de recuperabilidade dos bens móveis.