Notícias
Aluna do Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais (PPGHIV/HV), realizado no HUGG-Unirio/Ebserh, recebe Prêmio de Melhor Trabalho no 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
No 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, organizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Vanessa Manhães, servidora da Unirio e aluna do Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites Virais (PPGHIV/HV), realizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio/Ebserh), foi premiada com o título de Melhor Trabalho, em evento realizado em Fortaleza, entre 19 e 22 de junho de 2022. A farmacêutica de profissão apresentou um aplicativo móvel para apoio no diagnóstico de HIV, e sob orientação do Prof. Dr. Luiz Claudio Pereira Ribeiro, farmacêutico.
Vanessa, responsável pelo Setor de Qualidade do Laboratório Central da instituição, teve na atividade laboral o incentivo para buscar a formação complementar:
– Por trabalhar em um laboratório que oferta o diagnóstico do HIV, sabia que o curso iria contribuir em conhecimento na minha atuação profissional e consequente melhoria no atendimento aos pacientes –, disse a farmacêutica.
De acordo com o estudo apresentado sobre a experiência de utilização do aplicativo, desde 2011, o Ministério da Saúde oferece cursos gratuitos a distância (on-line), com o objetivo de capacitar o maior número de profissionais de saúde para realizar testes de diagnóstico do HIV no Brasil. Tais cursos são ofertados por meio de um programa de educação permanente, denominado TELELAB, que aborda diversos temas relacionados à segurança, qualidade e execução do Teste Rápido (TR) por profissionais da área da saúde. Ainda segundo o tema, a utilização de testes rápidos é uma estratégia de ampliação das possibilidades de testagem, permitindo acesso à saúde por meio de um diagnóstico célere e fora do ambiente laboratorial:
– O aplicativo “HIV_TESTERAPIDO” surgiu com a ideia de compilar dados importantes do Ministério da Saúde relacionados à testagem de HIV com o uso de testes rápidos, fornecendo-os através de um acesso quase instantâneo ao usuário. Espera-se que os profissionais de saúde utilizem o aplicativo como fonte de conhecimento, atualização, treinamento e apoio no momento de execução dos testes rápidos, contribuindo assim na prevenção de erros que podem afetar a qualidade do resultado –, continuou Vanessa.
– Percebemos que muita informação a respeito do tema estava dissociada. Fizemos, então, o agrupamento de todas essas informações. Com o aplicativo, a ideia é que os profissionais tenham mais um local em que possam acessar de forma gratuita a qualificação para fazer o teste. Ali está o passo a passo, o que o profissional pode fazer, quais os problemas podem ocorrer –, completou Luiz Claudio.
O PPGHIV/HV tem duração de dois anos e o resultado da apresentação do Congresso vai ao encontro dos objetivos do curso:
– O mestrado é profissional, ou seja, a realização e confecção de um aplicativo concorda com a proposta, que é de criação de novas tecnologias que possam ser aplicadas no dia a dia e não tenham o cunho acadêmico de servir para fonte, apenas, de pesquisa. Ou seja, que não visa somente produção de artigo científico, mas sim de algo que possa ser aplicado praticamente –, continuou o orientador.
Por ser de curto período, esta modalidade de curso exige bastante esforço de todos envolvidos, porém, ao fim, a concretização do trabalho se mostra válida:
– A conclusão do mestrado não foi fácil, e estar recebendo esse prêmio no final de tantas dificuldades que passei durante o curso, me faz ter uma imensa gratidão a Deus e aos que me acompanharam nesse processo, e a certeza de que nada acontece por acaso. Tudo que passamos nos serve de lição, crescimento e fortalecimento. Receber o Prêmio da SBAC de melhor trabalho apresentado no congresso, me faz refletir o quão longe podemos ir com esforço e dedicação. Dificuldades sempre existirão, mas com perseverança conseguimos avançar cada etapa desafiadora que passamos –, falou a orientanda.
– Dá trabalho orientar, mas é gratificante. Orgulho imenso ver uma aluna, que é funcionária do Laboratório Central, recebendo um prêmio de um trabalho desenvolvido aqui no hospital. É um prazer enorme poder produzir material de qualidade e que é premiado no congresso. É difícil, pois temos de buscar temas que não tem custo alto para produzir, mas temos trabalhado em conteúdos que estão proporcionando bons frutos -, prosseguiu Luiz.
E a satisfação da mestranda se dá, também, pela relevância do tema para o HUGG:
– Representar o Hospital Universitário Gaffreé e Guinle, precursor no diagnóstico e tratamento de pacientes com HIV, com meu produto da dissertação do mestrado, foi muito emocionante para mim. Estou muito feliz de ganhar esse prêmio tão importante na minha carreira e me sinto motivada em produzir mais trabalhos com vistas à qualidade dos resultados laboratoriais -, falou Vanessa.
O aplicativo “HIV_TESTERAPIDO” está em fase final de melhoria estética. Logo após essa etapa, será solicitado registro de software ao INPI e, em seguida, disponibilizado nas plataformas digitais. E se depender da, agora, laureada farmacêutica não irá parar por aí:
–Como sonho grande (rs), pretendo oferecê-lo ao Ministério de Saúde como forma de colaboração na educação continuada dos profissionais de saúde –, finalizou.
Confira o e-poster aqui.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.