Notícias
HUMANIZAÇÃO
Equipe da Maternidade do HUGG ´promove "Arraiá" com distanciamento social
Tem distanciamento social, máscara e álcool gel? Tem sim, senhor! Mas também tem muito amor na Maternidade do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)! E pensando nisso, nossa equipe de profissionais fez questão de não deixar passar os festivos juninos e entrou no clima, improvisando uma "barraca do beijo" para nossas gestantes:
– A gente elabora alguns eventos no plantão, né, para nossa equipe. E sempre fazemos questão de dividir com as gestantes, afinal, somos praticamente uma família. Geralmente planejamos as ações nos fins de semana, pois é mais tranquilo –, informou a enfermeira obstetra, Fernanda.
A proximidade criada entre os profissionais e as usuárias se dá principalmente com aquelas que ficam mais tempo na unidade, nas enfermarias das gestantes:
– A enfermaria da gestante é voltada para aquelas que estão com alguma complicação. Como perda de líquido ou controle de pressão, glicemia, glicose, etc. São aquelas pacientes que precisam de um acompanhamento maior e por isso ficam internadas para avaliação de algum fator de risco, até para evitar um deslocamento que pode agravar uma situação. Após o parto elas seguem para o alojamento conjunto, que é um espaço em que ficam com o bebê e o acompanhante. Após alta ela seguem para casa –, explicou, Fernanda.
E, desta vez, as participantes do “Arraiá do HUGG” foram as futuras mamães Letícia, Roberta e Elaine, que aproveitaram bastante o momento de descontração:
– Minha permanência na Maternidade está sendo ótima. Sou muito bem amparada por todo o corpo técnico que nos recebe de braços abertos e tem atenção por cada uma. Isso dá tranquilidade para encararmos a gestação e eventuais dificuldades. Dá para ver que amam a profissão. Agora é só aguardar a chegada da Eduarda ao mundo, que já virá rodeada de carinho e afeto doados por cada um dos profissionais do HUGG –, falou Letícia Barbosa, futura mãe.
*Todas as imagens utilizadas foram devidamente autorizadas pelas respectivas usuárias
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.