Notícias
AVAqualis
Hucam inicia nova etapa rumo ao Selo Ebserh de Qualidade
Detalhe da Fachada do Hucam-Ufes
VITÓRIA (ES) - Como estão os processos de trabalho assistenciais, administrativos, de gestão e de ensino e pesquisa? Essa é a avaliação que começa a ser feita, com a nova fase do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, que consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira.
Um dos objetivos da atual fase, a Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis), é sensibilizar os profissionais quanto a necessidade e relevância da melhoria nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para o processo de aprendizagem.
"A AVAQualis é um elemento importante do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade. Essa avaliação é periódica e baseia-se em diretrizes e requisitos pré-estabelecidos no Manual do programa (recém atualizado) e Selo Ebserh de Qualidade. Compreende a avaliação de todos os requisitos do manual, realizada em um período determinado, por profissionais do próprio hospital integrantes da Comissão de Avaliação Interna da Qualidade do Hucam. Esses avaliadores foram preparados através de capacitações promovidas internamente e também pela administração central", explica a coordenadora da Comissão e chefe do Setor de Vigilância e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), Rosemeire Andreatta.
Melhoria contínua
A AVAQualis é uma atividade de melhoria contínua, não tendo cunho fiscalizatório ou punitivo. O intuito é perseguir a melhoria dos processos de trabalho para alcançar os padrões de excelência nos serviços prestados, buscando promover o cuidado seguro e efetivo para o paciente, a eficiência na gestão e contribuir para a formação de excelência dos estudantes por meio da identificação das oportunidades de melhoria ou das não conformidades nos processos avaliados.
No Hucam-Ufes, da Universidade Federal do Espírito Santo, a avaliação interna deve ser concluída até o dia 8 de fevereiro de 2022. Cabe ressaltar que, essa avaliação não possui finalidade de concessão do Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali), mas é condição para solicitar a avaliação externa da qualidade que poderá levar à conquista da certificação.
Os profissionais designados para realização da avaliação interna da instituição devem identificar as oportunidades de melhoria e, em conjunto com as áreas envolvidas, estabelecer prioridades no planejamento das ações com foco na melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente, dos resultados.
“Para começarmos a falar de qualidade, temos que falar sobre a segurança do paciente. E desde 2014, já trabalhamos essa questão na Rede Ebserh. Mas a segurança do paciente é uma das seis dimensões da qualidade”, lembrou a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial, Marcia Dal Sasso, se referindo ao pressuposto de que a assistência à saúde deve ser segura, efetiva, centrada no paciente, oportuna, eficiente e igualitária.
No Hucam-Ufes, a superintendente, professora Rita Checon, declarou sobre a ligação do hospital com sua missão institucional em servir ao ensino:
"Fazer com qualidade é o que nos mantém úteis à sociedade. No nosso dia a dia, sabemos que um hospital-escola não é uma unidade de saúde convencional. Aqui temos características que geram a necessidade de medir a qualidade de forma mais detalhada. O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade é uma iniciativa que está sendo forte estímulo, com todos os benefícios que ele é capaz de oferecer".
Sobre o SEQuali
O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação, conforme condições e periodicidade de avaliação definidas.
O Selo é dividido em quatro categorias, conforme abaixo:
Selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE), com validade de dois anos.
Selo Prata será concedida àqueles que cumprirem, não apenas os requisitos essenciais mas, no mínimo, 70% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos.
Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE) e 80%, de todos os requisitos, com validade de três anos.
Selo Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais (RE) e 90% de todos os requisitos, também com validade de três anos.
Sobre a Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.