Notícias
SEGURANÇA
Hospital terá controle de acesso eletrônico
VITÓRIA (ES) - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) entra em uma nova etapa de melhorias na segurança de trabalhadores, pacientes, visitantes e alunos que circulam todos os dias por nossas instalações.
A Recepção 2 (entrada de colaboradores, estudantes e visitantes institucionais) está em fase de conclusão de obras de adequação para receber a primeira fase do novo controle de acesso, com catracas eletrônicas, câmeras e novos crachás com código de barras.
Com a modernização, será possível identificar pelo crachá quem entra ou sai do prédio principal. A depender do caso, o crachá poderá ser permanente (com foto) ou provisório. Em outras situações, haverá controle por digital (leia o quadro de perguntas mais frequentes abaixo). Além disso, câmeras de monitoramento deixarão gravadas as imagens da circulação nas recepções.
“O benefício do novo sistema de controle do fluxo de pessoas será de todos. O ambiente mais seguro melhora, entre outras coisas, a imagem do hospital perante a sociedade, que perceberá mais zelo com quem circula. A medida também traz como consequência a melhor preservação do patrimônio”, informa a superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Elizabeth Checon de Freitas Silva.
Desde o mês passado, servidores RJU, empregados da Ebserh, cedidos e anistiados receberam convocação para que entregassem uma foto 3x4 atualizada para o novo crachá. Os documentos serão impressos de acordo com a ordem de entrega das fotos.
Já os colaboradores de empresas terceirizadas, residentes e estudantes que frequentam o Hucam deverão fazer o cadastro biométrico das digitais. (confira como na seção de Perguntas Mais Frequentes, mais abaixo).
Nos próximos dias, enquanto a etapa de cadastramento de fotos e digitais estiver perto de ser superada,
Hucam mais organizado
As adequações da Recepção 2 servirão de piloto para a instalação das catracas eletrônicas na recepção de pacientes, refeitórios e setores com acesso restrito, ainda neste semestre. Com o novo sistema de entrada, o Hucam passa a somar mais uma ação para a melhoria da segurança interna do hospital, uma antiga demanda da comunidade hospitalar. Em abril, foram entregues as obras de adequação do terreno à esquerda do prédio principal, que depois de pavimentação e sinalização serve como estacionamento, outra antiga reivindicação.
Perguntas mais frequentes
1 - O que é controle de acesso?
É uma referência à prática de permitir que apenas pessoas autorizadas e registradas consigam entrar nas dependências do prédio principal do Hucam-Ufes.
2 – Como será feito?
O controle será feito por vigilantes ou recepcionistas; pela tecnologia, através das catracas eletrônicas e portinhola (abertas por cartão de aproximação e monitoradas por câmera); e mecanicamente, por meio de fechaduras para as áreas com acesso restrito.
3 - Quais a vantagens do controle de acesso?
Proporcionará mais segurança para a instituição, controle efetivo do fluxo de entrada e saída, acesso exclusivo de pessoas autorizadas, registro de acesso de trabalhadores, alunos, professores, fornecedores, representantes comerciais, acompanhantes, visitantes, voluntários e usuários do SUS.
4 – Quais os locais que serão implantados o controle de acesso?
Recepção 02 (colaboradores, professores, visitantes institucionais e alunos)
Recepção 01 (pacientes, visitantes e acompanhantes)
Refeitório
Pronto Socorro
Setores Fechados (UTI, CTI, Centro Cirúrgico, entre outros)
5 – Haverá cadastramento prévio?
Sim
6 – Como se dará o acesso pela catraca?
Empregados/servidores/professores de carreira: Crachá (por aproximação);
Terceirizados, alunos, residentes, voluntários: imagem da digital (biometria);
Pacientes, Visitantes, acompanhantes, convidados, fornecedores, representantes
comerciais: Cartão de acesso com depósito na saída (urna coletora)
7- Quais os locais de cadastramento, por público?
- Gerência de Ensino e Pesquisa: a partir de sexta-feira (20/09) das 7h às 11h e das 12h às 17h:
Foto 3x4: Professores
Coleta de digitais: Alunos, Residentes e Voluntários
- Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar: Dias 23 a 27 de setembro, das 7h às 12 e das 14h às 16h
Coletas de digitais: colaboradores terceirizados
- Unidade de Administração de Pessoal (UAP): das 07 às 17h (já em andamento)
Entrega de foto 3x4: Empregados/Servidores/Cedidos/Anistiados
8 – Será permitido o acesso sem cadastro, registro e/ou identificação?
Não, todo acesso será registrado e controlado.
9 - Como terei acesso nas áreas restritas?
Empregados/servidores admitidos em setores restritos serão habilitados já na admissão; em casos de remanejamento, deverão solicitar cadastramento mediante apresentação do Boletim de Serviço ou publicação equivalente da Ufes. Os fiscais de contrato ou encarregados pelos funcionários terceirizados deverão solicitar o cadastramento junto aos setores críticos. Cada setor ficará responsável por definir sua política de acesso em casos de colaboradores não lotados nos setores. Alunos e professores devem solicitar à Gerência de Ensino e Pesquisa.
10 - Quando retirar os crachás e quando vai funcionar para valer?
O cronograma de de retirada dos crachás e de funcionamento do sistema será amplamente divulgado pela Unidade de Comunicação e setores responsáveis através de ferramentas como e-mail, intranet e Lista de Transmissão.
11 - Se eu perder o prazo, fico sem minha identificação?
Considerando eventos como férias, licenças, novas admissões, o colaborador deve procurar o setor indicado na pergunta nº 6
12 - O crachá é de uso obrigatório?
Sim. A Portaria nº 120/2018 institui o uso de crachá de identificação como documento de uso ostensivo, para todas as pessoas que desempenham atividades laborais e de ensino. O crachá é de uso pessoal, intransferível e obrigatório para o ingresso, circulação e permanência nas dependências do Hucam. Mesmo aqueles que não receberem o crachá para acesso na catraca, deverão portá-lo, como por exemplo, aquele fornecido pelas respectivas empresas - no caso de funcionários terceirizados - e a carteirinha de estudante - no caso dos alunos.
13 - O acesso pela catraca está vinculado ao ponto eletrônico?
Não. São sistemas absolutamente independentes.
14- Em caso de perda ou extravio do meu crachá de proximidade, como devo proceder?
De acordo com a Portaria nº 120/2018, os servidores estatutários, empregados públicos e servidores cedidos deverão solicitar 2ª via do crachá junto à Unidade de Administração de Pessoal (UAP). No caso dos professores, devem procurar a GEP.
15 - Se esquecer o crachá de proximidade ou se tiver problemas com cadastramento de digital?
No caso dos usuários que receberão o crachá de proximidade, a segunda opção de acesso será a biometria. Aqueles que possuírem problemas com cadastramento de digital, deverão solicitar senha de acesso mediante apresentação de laudo médico confirmando ausência da digital.
16 - Se estiver de férias, consigo acessar o prédio do hospital?
Quem estiver de férias o afastamento por qualquer motivo, poderá acessar as dependências do hospital como visitante, com crachá provisório a ser obtido na recepção.