Notícias
CAPACITAÇÃO
Comissão promove curso sobre laserterapia para enfermeiros do Hucam-Ufes
VITÓRIA (ES) - A Comissão Multidisciplinar de Cuidados com a Pele do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), promoveu, nos dias 4 e 5 deste mês, o Curso de Laserterapia para Enfermeiros da instituição. A atividade, voltada para integrantes de equipes das áreas hospitalar e ambulatorial, foi realizada com o objetivo de habilitar os profissionais a aplicar técnica de laserterapia de baixa intensidade no tratamento de feridas. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O curso, realizado em sala do Laboratório de Habilidades e Simulação (Labsim) do Hucam, foi ministrado pela professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Ufes, Paula de Souza Silva Freitas, que explicou que este tipo de capacitação é um avanço para o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que possibilita a oferta desta tecnologia para os pacientes e de profissionais habilitados para o tratamento.
“A laserterapia de baixa intensidade é uma prática avançada de Enfermagem que pode auxiliar na cicatrização de feridas e no gerenciamento de infecção de feridas”, ensinou Paula Freitas, que é membro consultivo da Comissão de Cuidados com a Pele do Hucam.
De acordo com a comissão, os profissionais que participam da capacitação, oferecida em duas turmas de 22 enfermeiros, receberam informações teóricas sobre o conceito de física e biologia do laser, aliado à prática clínica segura e foram treinados para usar o laser de baixa intensidade como recurso tecnológico para aprimorar o tratamento e a cicatrização de feridas agudas e crônicas, entre outras habilidades.
A enfermeira Elisangela Ribeiro Chaves, coordenadora da comissão, disse que o curso foi oferecido considerando a necessidade de aprimorar a assistência prestada aos pacientes com feridas crônicas, agudas e complexas.
“O Hucam-Ufes atende um perfil de pacientes que podem apresentar feridas cirúrgicas (cardíacas e do aparelho digestivo), feridas agudas em lactantes, feridas dermatológicas dentre outras feridas complexas, sendo necessário desenvolver conhecimentos, habilidades técnicas e treinamentos específicos que podem ser obtidos por meio de cursos de capacitações e atualizações. Portanto, essa capacitação foi uma oportunidade de treinamento para proporcionar segurança ao paciente e ao executor”, justificou.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social