Notícias
INOVAÇÃO
Simpósio sobre uso de agente de realce ultrassonográfico reúne especialistas em ecocardiografia no Huap-UFF
No último dia 25 de fevereiro o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou o I simpósio sobre uso de agente de realce ultrassonográfico utilizado em exames de ecocardiografia que permite uma melhor visualização da imagem e contribui para o diagnóstico de doenças. O evento reuniu profissionais do Huap e de diversas instituições de saúde para trocar experiências e promover discussões para a melhoria dos exames em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a médica ecocardiografista do Huap-UFF, Eliza Gripp, o agente de realce ultrassonográfico é utilizado mundialmente e liberado pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) no Brasil. Seu uso possui diretrizes recomendações bem definidas pelas sociedades Americana e Europeia de Ecocardiografia, confirmando a segurança de seu uso nos pacientes, e o setor de Ecocardiografia do Huap possui aparelhos com software adequado para o uso do agente de realce ultrassonográfico.
O superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro, Beni Olej, destacou o compromisso da gestão em incorporar tecnologias avançadas para a melhoria da assistência, do ensino e da pesquisa na instituição. “Este evento é simbólico no sentido de integrar docência e assistência ao paciente, incorporando novas tecnologias para o usuário SUS e marcando a modernização do parque tecnológico do hospital”, enfatizou.
O simpósio foi idealizado com o propósito de promover conhecimento técnico, alinhar condutas e integrar as diferentes especialidades envolvidas: cardiologia, clínica médica e área vascular, assegurando o uso adequado, criterioso e fundamentado dessa tecnologia nas rotinas assistenciais.
“A implementação do agente de realce ultrassonográfico na prática do Ecodoppler cardiovascular representa um avanço significativo em nossa instituição. Mais do que ampliar a qualidade das imagens, essa ferramenta contribui para maior precisão diagnóstica, melhor estratificação de risco e tomada de decisão clínica mais segura, beneficiando diretamente nossos pacientes e qualificando ainda mais o trabalho multiprofissional”, afirma Eliza Gripp.
Programação
Participaram da mesa de abertura o superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, a gerente de Atenção à Saúde, Áurea Grippa, o professor da disciplina de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina (Famed) da UFF, Evandro Tinoco, a ecocardiografista Eliza Gripp e o professor da disciplina de Nefrologia da Famed, Jocemir Lugon.
O simpósio iniciou com a palestra do médico radiologista Fernando Poralla, intitulada “Conhecendo o agente de realce ultrassonográfico: suas características e diluição”. Em seguida, o médico Rodrigo Visconti apresentou os conceitos básicos da ecocardiografia contrastada; Eliza Gripp discorreu sobre as aplicações clínicas em ecocardiografia; o médico Alex Félix mostrou a importância do uso de agente de realce ultrassonográfico na avaliação de tumores; Wilson Mathias falou sobre perfusão e sonotrombólise; o médico Salomon Israel ministrou palestra sobre as aplicações clínicas do contraste em exame de vascular; e o médico Orlando Veloso expôs sobre o uso do agente de realce ultrassonográfico no doppler transcraniano. O evento encerrou com perguntas da plateia e coffee break.
O cardiologista, ecocardiografista e chefe do setor de ecocardiografia do Hospital Incor em São Paulo, Wilson Mathias, pioneiro em ecoestresse e no uso de agente de realce ultrassonográfico no Brasil, participou do evento e destacou a importância do agente de realce ultrassonográfico como tecnologia que auxilia a investigar toda a fisiologia cardiovascular do paciente. “Há uma precisão diagnóstica muito elevada e isso certamente tem um impacto muito grande quando transportamos isso para o sistema público de saúde”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh