Notícias
ENSINO
Residentes de gastroenterologia do Huap-UFF realizam intercâmbio em centro de excelência do Equador
João Gabriel Magalhães realizou o estágio em endoscopia avançada durante sua residência no Huap-UFF
Niterói (RJ) – Residentes de gastroenterologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram estágio eletivo no Instituto Equatoriano de Enfermidades Digestivas (IECED), maior centro de treinamento em Endoscopia Digestiva da América Latina. O intercâmbio contou com apoio das duas instituições e contribuiu com a aquisição de conhecimentos avançados para a formação do especialista que deseja se aprofundar em endoscopia digestiva.
Desde o início de 2024, três residentes do segundo ano de gastroenterologia vêm realizando o estágio, que tem a duração de um mês na cidade de Guayaquil, no Equador. João Gabriel Magalhães, gastroenterologista formado pelo Huap-UFF, foi para o Equador em fevereiro desse ano, ao final da residência, e conta que teve a oportunidade de participar de procedimentos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia, procedimentos terapêuticos, além de observar outros procedimentos avançados que acontecem na instituição.
“Poder estar esse mês lá foi uma experiência extremamente enriquecedora e uma vivência extraordinária, me permitindo ampliar meu conhecimento e habilidades técnicas adquiridos nesses dois anos no Huap. Saí desse período de estágio mais confiante e preparado para enfrentar os desafios da minha carreira”, destaca o médico.
Márcia Costa, gastroenterologista e professora do Programa de Residência em Gastroenterologia do hospital universitário comenta que a recomendação é que o intercâmbio seja feito nos últimos meses da especialização, para que os estudantes possam ter maior aproveitamento do estágio, que é um diferencial no treinamento de médicos do mundo inteiro, contando com equipamentos de endoscopia avançada e realidade virtual.
“A vivência da rotina de trabalho em endoscopia em outro país é de grande aprendizado. Mas é o contato com métodos endoscópicos avançados ainda não disponíveis no Huap-UFF que torna o treinamento ainda mais especial, agregando conhecimento e perspectivas futuras e aprimorando as habilidades adquiridas no Brasil”, ressalta a professora.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh