Notícias
RECONHECIMENTO
Huap-UFF fica entre as dez instituições mais elogiadas no ranking nacional da Controladoria-Geral da União
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ficou entre as dez instituições mais elogiadas ao longo de 2025. O levantamento foi realizado pela Ouvidoria-Geral da Ebserh, com base nos dados públicos do Painel Resolveu, plataforma mantida pela Controladoria-Geral da União (CGU) que consolida manifestações de usuários de serviços públicos.
Ao todo, o Huap recebeu 565 elogios na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR, também da CGU, entre janeiro e dezembro do ano passado. De acordo com o superintendente do hospital, Beni Olej, o reconhecimento da CGU é reflexo do trabalho coletivo desenvolvido no Huap, reforçando o compromisso com a escuta ativa, o acolhimento humanizado e a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS.
"Esta avaliação da CGU colocou nosso hospital entre os dez órgãos do executivo federal com maiores índices de elogios espontâneos registrados pelos usuários junto às ouvidorias. Este dado, em conjunto com a pesquisa de satisfação dos usuários do Huap, que nos atribui acima de 95% de aprovação, nos fortalece e indica que estamos oferecendo serviços de qualidade, dentro dos melhores padrões de excelência”, destaca Beni.
Bons resultados também na Rede
A Ebserh se destacou ao registrar alguns dos maiores índices de elogios entre órgãos do Poder Executivo. Foram mais de 67 mil manifestações, das quais 14.744 foram elogios - equivalente a 68% das manifestações positivas registradas por todos os órgãos monitorados no painel. Além disso, a empresa aparece com 99,8% das demandas respondidas dentro do prazo e 94,95% de resolutividade.
O desempenho reforça o impacto da atuação em rede: nove hospitais da Ebserh estão entre os dez órgãos federais mais elogiados, 17 entre os 20 primeiros, e 25 entre os 30 mais elogiados. O tema mais reconhecido pelos cidadãos é “atendimento ao público”.
Para o ouvidor-geral, Diego Henrique de Souza Rezende, o resultado é reflexo do compromisso institucional com o SUS e com a gestão pública moderna. “Esses números reforçam que a rede tem trabalhado guiada pela transparência, integridade e prestação de serviços com qualidade. São resultados que dialogam diretamente com o planejamento estratégico da Ebserh e fortalecem nosso papel no cuidado, no ensino e na pesquisa em saúde”, afirmou.
A análise conduzida pela Ouvidoria também destacou o posicionamento da empresa no painel da CGU sobre a Lei de Acesso à Informação. A estatal registrou dados como 8,4 dias de tempo médio de resposta e 99,03% dos itens obrigatórios publicados em transparência ativa.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh