Notícias
19 DE MAIO
Doação de leite humano: gesto de amor e solidariedade
Doar é um gesto de amor. E quando se trata do alimento mais precioso para um recém-nascido: o leite humano? A mãe sonha em oferecê-lo ao seu filho logo no primeiro encontro, mas nem todas conseguem. Quando os bebês prematuros e/ou de baixo peso ficam internados em UTIs neonatais, contam com a solidariedade de mulheres que estão em fase de amamentação e se disponibilizam a doar. Um gesto simples, mas cheio de benefícios.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra 41 hospitais universitários federais, conta com Bancos de Leite e Postos de Coleta que salvam vidas ao desenvolverem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como a distribuição de leite para os bebês prematuros. É o caso do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), que tem em funcionamento o Banco de Leite Professora Heloisa Helena Laxe de Paula desde 2003.
Como forma de chamar a atenção da sociedade, o Dia Mundial de Doação do Leite Humano é celebrado em 19 de maio. E nesta data, o Huap também promoveu uma ação com cinco doadoras, que visitaram o BLH e os receptores do leite, em um encontro com a equipe multiprofissional. Segundo a enfermeira do Banco de Leite do hospital, Bertilla Riker, a ideia foi "promover a doação de leite humano e chamar a atenção da comunidade da Metropolitana II para a doação".
O leite recebido é destinado à UTI neonatal e Pediatria do Huap, após passar pelo processo de pasteurização. Ele tem um papel essencial na proteção imunológica contra doenças infecciosas e desenvolvimento afetivo e psicológico do recém-nascido. Além do trabalho das doações e de ajudar mulheres no processo de amamentação, o banco também realiza pesquisas, que são aproveitadas pelas médicas e enfermeiras durante o atendimento a mulheres no hospital.
Como doar para o Banco de Leite do Huap
É realizado o cadastro e avaliados os exames como base para aprovação da candidata. Após esse contato inicial, uma equipe especializada irá acompanhar a saúde da mãe doadora e do filho durante o período em que estiver doando. As mulheres interessadas podem entrar em contato no telefone (21) 99648-7654, das 8h às 17h. O hospital também aceita doação de potes de vidro com tampas vedantes para armazenamento do material coletado.
Veja mais sobre o trabalho do Banco de Leite de outros hospitais da Rede Ebserh
Doação sob o olhar de quem recebe
A enfermeira Laura Bezerra, 32, deu à luz as gêmeas Melinna e Melissa, no dia 14 de janeiro deste ano, com 32 semanas, no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB/Ebserh), em Santa Cruz, Rio Grande do Norte. As prematuras ficaram internadas por 26 dias. Precisavam ganhar peso com o leite materno, mas Laura não conseguia produzir a quantidade necessária. “Não extraía leite suficiente para as duas, então precisei do apoio da equipe do hospital e das mães que faziam as doações no Posto de Coleta. Graças a essas mães, minhas bebês foram amamentadas desde o primeiro dia de vida delas” conta.
Ela dá um recado a todas as possíveis doadoras “Além de mim, outras mães também precisam e vão precisar ainda. Por isso, vocês são muito importantes. Continuem doando, vocês fazem a diferença”, reforça.
A responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano do HUAB, a enfermeira Andréa Bárbara Araújo Gomes, explica o cuidado para que a doação seja feita de forma segura. “O leite é enviado para pasteurização em Natal, em uma outra unidade da Ebserh, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), depois retorna ao hospital já processado, sendo utilizado para a oferta alimentar dos bebês que estão internados na própria instituição, tendo como algumas das situações de indicação o acometimento por alguma patologia ou a prematuridade”, explica. O Posto de Coleta de Leite Humano do HUAB é o único na região do Trairi, do Rio Grande do Norte.
O BLH da MEJC é considerado referência pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH), sendo o único no Estado que faz o processamento do leite materno para atender as unidades maternas, sejam elas públicas ou privadas. Possui uma demanda diária de aproximadamente 10 litros de leite para os recém-nascidos da instituição. Conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros, que coleta o leite na residência das doadoras.
Doação sob o olhar de quem doa
Mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde podem doar leite materno. A médica veterinária e servidora pública Karen Cristina Poltronieri, 41 anos, doa leite humano desde o nascimento de sua primeira filha, em 2016. Doou também em 2020 e em 2022, com o nascimento da terceira. Ela carrega no peito a vontade de levar mais que um alimento a esses bebês internados. Começou por questões de saúde, mas quando entendeu a importância, não quis mais parar.
Com a ajuda do BLH do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ebserh), em Vitória, Karen está entre as mulheres que mais doaram nos últimos meses, chegando, no início de maio, a um total de 40,8 litros. Ela faz questão de dizer que é muito feliz doando. “Inicialmente foi por necessidade, porque tenho um volume de produção muito alto e o leite empedra, então preciso retirar o excesso. Fiquei sabendo no BLH da necessidade da doação de leite materno, aí viciei. Saber que estou fazendo a diferença para alguns bebês que precisam tanto dá um sentimento muito bom de gratidão, de benção”, relata. Atualmente, ela extrai o leite em casa, armazena adequadamente e uma equipe do Hucam faz a coleta, assim como ocorre em muitos outros hospitais da Rede.
Recomeços e avanços
A data de 19 de maio vai trazer um marco para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM/Ebserh), em Uberaba. Neste dia, será reinaugurada a sala para coleta de leite materno. Ela ficou desativada durante um período da pandemia de covid-19 e logo após passou por uma reestruturação.
A sala de coleta contribui com o Banco de Leite Humano (BLH) da cidade, com uma quantidade em torno de quatro a cinco litros de leite materno por mês. São feitos, em média, de 40 a 50 atendimentos mensalmente, a um total de 20 a 30 mães. Com a nova estrutura, aumentará a quantidade de leite extraída e enviada para o BLH, além da quantidade de mulheres que poderão ser atendidas, sendo possível alcançar 50 mães por mês.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Danielle Morais com revisão de Elthon Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social