Notícias
INAUGURAÇÃO
Capela Ecumênica do Huap é inaugurada
Ocorreu nessa sexta-feira (7), durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a inauguração da Capela Ecumênica do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), localizada no primeiro piso, perto do acesso de visitantes. A cerimônia de abertura do espaço teve o pronunciamento do Superintendente do Huap, professor Tarcisio Rivello, do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias e da Presidente da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário de Niterói, Rita Rivello. Na ocasião, houve também a fala de representantes religiosos que destacaram a importância de ter uma Capela dentro de um Hospital Universitário (HU). Entre os religiosos que discursaram estavam: o Bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Ricci; o professor do Huap – que representou a doutrina espírita – Jano Alves de Souza; e o Pastor Francisco Rafael Soares dos Santos, da Igreja Luterana.
Para o Arcebispo de Niterói, ter um espaço onde todas as denominações religiosas possam realizar seus cultos, dentro de um HU, é importante na colaboração da recuperação da saúde: “O hospital é um lugar onde nós enfrentamos a doença, a dificuldade e o sofrimento. Então, essa capela tem que ajudar a trazer mais paz, força e coragem para enfrentar os desafios da vida, que nós quando enfrentamos com fé, vivemos com mais facilidade”.
A Capela Ecumênica foi desenvolvida para acolher a comunidade do Huap, os usuários do SUS e seus familiares. Segundo o Superintendente do Huap, Professor Tarcisio Rivello, o novo espaço de acolhimento é um local de reflexão e agradecimento. “Um espaço para refletir sobre o presente, agradecer por estar vivo e trabalhando de forma honesta e ter fé em todos os momentos”. Em suas palavras, o professor mencionou ainda as mensagens de parabenização que recebeu, durante a manhã de hoje, do reitor da UFF Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e do Presidente da Rede Ebserh Oswaldo Ferreira.
Para que a Capela não fosse só mais um sonho, foi necessário a ajuda da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (Achuap) que conseguiu fornecer mobiliários e outros materiais, através de doações de colaboradores, em espécie e bens. “Temos que agradecer a todos, não só a diretoria e ao pessoal do hospital, que transformou o sonho em realidade. Mas também aos colaboradores que doaram em dinheiro ou com objetos e ajudaram a construir a capela”, pontua Ivany Henrique da Silva, membro da Achuap – chamado carinhosamente de Coronel Ivany pela comunidade do Huap.
Na oportunidade, também foi homenageado o médico otorrinolaringologista Luiz Rogério Pires de Mello, que trabalhou no Hospital Universitário por mais de 50 anos, e teve sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina da UFERJ (atual UFF) e a profissional dentro do Huap. O também ex-professor universitário contribuiu de forma fundamental para que o projeto da capela saísse do papel, pois parte do dinheiro investido veio de uma doação sua. “Isso nos Estados Unidos é muito comum, as universidades de lá sempre têm um ex-aluno que faz uma doação. Então eu pensei ‘meu Deus, já que aprendi tudo no Antônio Pedro, por que eu não posso fazer uma doação?’ Fiz isso em caráter particular e não pensei que teria toda essa repercussão dentro do hospital. Agradeço o carinho imenso de todos, principalmente de Tarcisio e Rita”.
Para os interessados, a zeladoria do Huap mantém uma agenda para o uso da Capela Ecumênica, que poderá ser aberta a pedido. A primeira missa católica será realizada no próximo domingo (9), às 10h30, com o Pe. Marcelo José Monteiro da Costa.
Bolsista: Anna Luiza Amorim
Unidade de Comunicação Social (UCS)
Fotos cedidas pelo fotógrafo Adhemir Rebello (adhrebello@gmail.com)