Notícias
DOAÇÃO DE SANGUE
“O Samba está no sangue”: evento reúne agremiações e cadastra doadores para o Hemocentro do Huap-UFF
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro o Hemocentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou, em parceria com a Prefeitura de Niterói, o Hemorio, a produtora de eventos Aoliveira Produções e integrantes de 23 agremiações carnavalescas da cidade de Niterói, o evento “O Samba está no Sangue”. Na ocasião, foram cadastrados doadores para o Banco de Sangue do Huap (Hemonit), houve coleta de bolsas para o Hemorio, além da mobilização da população para a importância da doação.
O evento é alusivo ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, explica Alexandre Oliveira, idealizador da ação: “a ideia surgiu a partir de uma ação da Viradouro, que levou um grupo grande para doar sangue, e como eu já estou há muitos anos na organização do carnaval de Niterói, começamos a nos reunir com a prefeitura e as escolas de samba, e conseguimos concretizar e engajar as pessoas nessa causa, e o objetivo é disseminar a iniciativa para outros municípios do Rio de Janeiro”.
Carlos Rodrigues da Silva, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Balanço do Fonseca, foi um dos integrantes da escola que compareceu para a doação. “Quando operei há alguns anos atrás, tive muitos amigos que doaram sangue, então quando recebemos o convite aceitamos, pois é nessas horas que temos que mostrar parceria”, afirmou.
A ação contou com a equipe do Hemonit no cadastro e captação de doadores para o banco de sangue do hospital, além de profissionais do Hemorio que fizeram coleta de bolsas de sangue para o estoque da capital. O Hemonit também participou com a divulgação da importância da doação, distribuiu brindes e realizou dinâmicas com os participantes sobre o tema. “É um projeto que une cultura, solidariedade e alegria, reunindo as agremiações de Niterói em um único objetivo que é doar sangue. É um gesto simples que salva vidas”, destaca Lana Bitencourt, chefe da Unidade de Banco de Sangue do Huap.
“Essa é uma necessidade frequente que temos no Huap-UFF e, com esse evento, chamamos atenção para o ato de amor que é a doação de sangue, pois uma única bolsa pode salvar a vida de até quatro pacientes, então estamos aqui firmemente engajados nessa campanha e esperamos que haja uma grande adesão da população”, comentou o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej.
Como doar
- Para doar sangue, basta comparecer ao Hemonit de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. O endereço é na Avenida Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói (andar térreo do Huap). É preciso apresentar documento de identidade, ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, alimentar-se bem, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e não estar grávida.
- Para grupos com mais de 10 pessoas existe o Hemonit Móvel, transporte que leva os doadores de sangue até o hemocentro, com conforto e segurança.
- Para agendar uma doação em grupo, basta entrar em contato pelo whatsapp (21) 99796-8879.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh