Geral
Alegria, bem-estar e saúde para crianças atendidas pelo SUS no HU-UFSCar
São Carlos (SP) – O mês de outubro chega cheio de alegria, brincadeiras, mimos e cuidado. Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12, o Hospital Universitário da UFSCar, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza (realizou) uma programação especial para garantir um momento acolhedor e descontraído aos pequenos pacientes.
A comemoração aconteceu dos dias 06 a 12 de outubro, e contou com teatro, gincana, musicalização, cineminha e trupe do riso.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Desde os primeiros momentos da vida, a criança começa a interpretar o mundo e criar seu universo interno, dando sentido à realidade psíquica. O brincar é o primeiro passo em direção ao potencial criador da criança, permitindo que ela explore, invente e se expresse de maneira única.
“Estou muito feliz por participar da organização da semana da criança. Cada colaborador contribuiu para que todos os pacientes e os pais sorrissem um pouco mais. Sempre me encanta ver a alegria das crianças ao receberem um mimo, seja um carinho ou um presentinho. Elas esquecem até que estão com febre ou internadas. É gratificante presenciar a gratidão dos pais de ver seus filhos serem acolhidos com festa, músicas, presentes, brincadeiras. Houve uma fala de um pai: ‘esse é o dia das crianças mais especial que a minha filha está tendo’”, diz Karen Bispo, técnica em enfermagem da da enfermaria pediátrica,

Programação
O HU-UFSCar prioriza o bem-estar de seus pacientes e busca atividades inovadoras e humanizadas que favorecem o seu desenvolvimento integral. Desse modo, organizada pela unidade da criança e adolescente, realizou a seguinte programação:

Saiba mais
Segundo o Ministério da Saúde, toda criança tem direito a uma série de benefícios essenciais para um desenvolvimento saudável. Esses direitos incluem:
- Ser registrada gratuitamente.
- Realizar o teste do pezinho até o 5º dia de vida, na maternidade, UBS ou outro ponto de referência na Rede de Atenção à Saúde.
- Ter acesso a serviços de saúde de qualidade.
- Ter acesso à escola pública e gratuita perto do lugar onde mora.
- Receber a Caderneta da Criança ainda na Maternidade.
- Receber gratuitamente as vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação.
- Viver intensamente a infância.
- Ter acesso à água potável e alimentação adequada e saudável.
- Ser acompanhada em seu crescimento e desenvolvimento.
- Ser acompanhada pelos pais durante a internação em hospitais.
- Viver em um lugar limpo, ensolarado e arejado.
- Ter oportunidade de brincar e aprender.
- Viver em ambiente afetuoso e sem violência.
Sobre a Ebserh
O sigla do Hospital faz parte da Rede Ebserh desde ano. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.