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Escore para alerta precoce

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Publicado em 27/11/2020 14h06 Atualizado em 21/03/2023 10h38

O sucesso do atendimento ao paciente agudamente enfermo dependerá, logicamente, de seu correto diagnóstico. Porém, seja qual for o seu diagnóstico, se identificado precocemente, medidas implementadas terão maior efetividade, o que acarretará em um melhor prognóstico, tudo isto também com menor custo financeiro. Por isto, é vital que as instituições de saúde aperfeiçoem a capacidade de identificar precocemente os pacientes graves.

Enfrentamos todos os tipos de doenças no dia a dia do hospital. Vivenciamos histórias de pacientes que, durante seu internamento deterioraram, e, de um quadro clínico estável, evoluíram com complicações, muitas vezes fatais. Medidas simples, de baixo impacto financeiro, e de grande eficácia poderiam mudar a evolução se fossem tomadas no momento certo. O não reconhecimento precoce destas complicações, levam a piora da doença, e, nesta situação, mesmo adotando um conjunto de medidas complexas e de custo elevado, em um grande número de vezes, a resposta passa a ser lenta e nem sempre resulta em sucesso.

É possível identificar precocemente estes pacientes. Esta é a meta de programas que buscam a melhora da qualidade da assistência em hospitais ao redor do mundo. A “Campanha para salvar 5 milhões de vida” com a participação de entidades tidas como referência a nível mundial, defendem este tipo de estratégia 1. Os pacientes apresentam “pistas”, totalmente perceptíveis, horas antes do quadro se tornar extremamente grave. Necessitamos aprender a sistematizar o reconhecimento para termos (e não perdermos) a chance de atuar de forma exemplar. Uma ferramenta utilizada para este fim é o “NEWS” (National Early Warning Score – Escore para Alerta Precoce - EPAP)2.

O Escore para Alerta Precoce (EPAP) é uma ferramenta que vem sendo utilizada para o reconhecimento precoce da deterioração dos pacientes2-8. Um exemplo da eficácia desta ferramenta foi publicado na revista Resuscitation em 2013. O trabalho compara, em oito anos, os chamados para atendimento de pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR) nas enfermarias, além do número de pacientes admitidos no CTI após PCR antes e depois de ser implantado o escore para alerta precoce no hospital.

Apesar do aumento das admissões no hospital por ano em aproximadamente 10%, os chamados para atendimentos em PCR reduziram de forma significativa (p<0,0001), apontando para identificação mais eficaz do paciente instável, evitando a progressão para PCR. A mortalidade reduziu em 7,1%. Houve aumento das admissões na UTI, mas com redução do número de pacientes admitidos após PCR, apesar da maior gravidade dos pacientes pelo escore APACHE II. Ainda, houve redução da mortalidade daqueles pacientes admitidos após PCR.

O Escore para Alerta Precoce utiliza parâmetros fisiológicos para obtenção de uma pontuação, que aumenta de acordo com a alteração em relação a faixa da normalidade, conforme apresentado na tabela 1.

tabela01.jpg

 O Escore será definido pela soma das pontuações atingidas na avaliação do Sensório, da Temperatura, da Frequência Cardíaca, da Pressão Arterial Sistólica, da Frequência Respiratória, da Saturação Periférica de Oxigênio e da suplementação de O2.

Quanto maior a pontuação atingida nos parâmetros fisiológicos, maior será a pontuação alcançada no Escore. De acordo com a pontuação encontrada, duas ações são disparadas:
1) Definição da frequência dos controles dos sinais vitais adequada a criticidade do caso; e,
2) Comunicação aos profissionais envolvidos no atendimento do paciente para avaliação e definição de conduta.
A cada reavaliação, um novo plano de ação pode ser traçado. Porém, o bom senso da equipe deve se adequar à situação clínica, havendo troca de informações entre a equipe médica e a equipe de enfermagem. A comunicação entre os membros da equipe é fundamental na otimização do atendimento.

A Tabela 2 apresenta as ações planejadas.

tabela02.jpg

A identificação precoce da deterioração do quadro clínico do paciente pode induzir a condutas resolutivas, evitando que o paciente prolongue sua permaneça no hospital. A implantação da ferramenta proposta permitirá a capacitação dos funcionários do HU-UFJF/EBSERH e proporcionará maior qualidade no atendimento dos pacientes. Como o HU é frequentado por profissionais de várias instituições da região, a partir dele, boas práticas de assistência podem ser disseminadas em toda região.

A missão do HU-UFJF é “formar Recursos Humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área de saúde à comunidade e região”. A implantação do Escore para Alerta Precoce proporcionará a melhora da assistência no hospital, um dos objetivos da missão do HU-UFJF. 

Acesse aqui os documentos

PRT.UGQSP.NSP.008 Escore de Alerta Precoce

POP.UGQSP.NSP.007 Escore de Alerta Precoce

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      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
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      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
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      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
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      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
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      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
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    • Região Sul
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      • Inexigibilidade
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
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    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
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      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
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