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Projeto "Posso Ajudar?"
1- “Posso Ajudar? ”: uma breve História
O Hospital de Clínicas de Uberlândia – HCU-UFU foi a 2ª instituição pública de saúde de Minas Gerais a implantar o Projeto “Posso Ajudar?” para atender o usuário e sua rede de apoio. No HCU, o projeto teve início em setembro de 2009, por iniciativa dos trabalhadores e gestores que perceberam a existência de demandas de informações que não eram atendidas pelos funcionários.
Os usuários, muitas vezes, ficavam perdidos nos corredores do Hospital, entravam em filas erradas, e sempre buscavam informações sobre localização de pacientes, locais de exame, horários de visita, entre outros.
Os funcionários tentavam atender esta demanda, mas nem sempre era possível, devido às atividades inerentes à sua especificidade profissional. Surgiu, então, o projeto “Posso Ajudar?”, iniciativa que visa à promoção da Humanização nos corredores do Pronto-Atendimento do HCU-UFU, em consonância com a Política Nacional de Humanização- PNH, ao colaborar para a melhoria da qualidade e da eficácia da atenção aos usuários. O “Posso Ajudar?”, promove um espaço de comunicação solidária, no qual o usuário pode se expressar, ser ouvido e acolhido.
Os estagiários do “Posso Ajudar?” acolhem os usuários e sua rede de apoio por meio de uma abordagem humanizada e resolutiva, encaminha-os aos locais e aos serviços corretos, organizam o fluxo, aprendem a ouvir e a reconhecer as necessidades dos usuários e desenvolvem atividades educativas junto à comunidade hospitalar.
O acadêmico inserido neste contexto conhece, desde o início de sua formação acadêmica, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A participação no “Posso Ajudar?” contribui para uma formação diferenciada, na qual o acadêmico aprende a promover o diálogo, respeitar as diferenças, trabalhar em equipe e principalmente, compreende a importância de um atendimento acolhedor e de qualidade, baseado na humanização das ações em saúde.
O Projeto “ Posso Ajudar?” valoriza a dimensão humana, promove otimização do atendimento e contribui com os gestores hospitalares e a comunidade para a qualificação da assistência no HC-UFU.
Humanizar o atendimento e organizar o fluxo do paciente nos corredores do HCU-UFU em especial no Pronto- Atendimento.
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Proporcionar ao aluno formação dentro da realidade do SUS, por meio de uma proposta de humanização, acolhimento e relacionamento assertivo em um Hospital de Urgência e Emergência;
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Contribuir para o cumprimento da missão institucional dentro da Política Nacional de Humanização, no atendimento aos usuários dos SUS;
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Acolher, orientar e informar usuários, familiares e rede de apoio quanto às rotinas do Hospital;
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Auxiliar nas campanhas de saúde internas e externas;
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Participar de pesquisas junto à equipe técnica em temas de interesse do HCU, visando à melhoria dos serviços e satisfação do usuário;
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Facilitar o contato família- equipe de saúde-usuário;
4- Como alcançar estes objetivos?
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Ser receptivo;
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Utilizar um cumprimento cordial e respeitoso;
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Ser gentil;
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Abordar o usuário, não esperar que este venha ao seu encontro;
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Identificar claramente o que a pessoa deseja, caso ela não tenha certeza, prontificar-se a ajudá-la;
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Perguntar o nome da pessoa, se ela não se identificar. Além de respeito, essa atitude demonstra personalização do atendimento;
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Escutar a pessoa com atenção e paciência. Não a interromper, aguardar a conclusão e demonstrar interesse pelo seu problema;
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Criar empatia, chamar a pessoa pelo nome, utilizando interjeições para dar sinais de interesse como: “claro”, “pois não”, “entendo”, “sem dúvida”;
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Avaliar se é possível resolver o problema ou encaminhar para quem possa fazê-lo;
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Não receber a crítica do usuário como ataque pessoal;
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Transmitir segurança por meio da clareza e precisão das informações;
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Adequar a linguagem à realidade cultural do usuário.
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