Notícias
II Semana do Reabilitar é promovida no HC-UFU/Ebserh
Imagem: Maria Carolina Frigo Maschio.
A Unidade de Reabilitação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove a II Semana do Reabilitar, iniciada nesta quarta (08) até sexta-feira (09). O evento tem o objetivo de colaborar com a formação contínua dos profissionais de saúde que atuam na reabilitação dos pacientes e aperfeiçoar o atendimento a eles prestado.
A programação conta com palestras, mesas de debates e demais atividades presenciais e online com temas que fazem parte da rotina de cuidados hospitalares, proporcionando um espaço de integração e atualização científica.
Integração, inovação e cuidado humanizado
A chefe da Unidade de Reabilitação do HC-UFU/Ebserh, Ana Flávia Rocha e Silva Otaviano, destaca a importância dessas discussões para os profissionais da saúde. "Esse evento é um espaço essencial de formação continuada, reunindo diversas categorias profissionais que participam ativamente da reabilitação dos pacientes. A programação proporciona um ambiente de aprendizagem coletivo, com temas diretamente aplicáveis à prática clínica hospitalar", explica.
As palestras e atividades foram pensadas para promover o compartilhamento de desafios profissionais, discutindo desde o uso novas tecnologias até condutas baseadas em evidências científicas.
Para Cayo Raphael da Rocha Lima, residente de programa multiprofissional de assistência ao paciente crítico, participar da programação pela segunda vez tem sido de grande valia para sua formação profissional. “Discutir sobre temas como paliatividade, inovações tecnológicas da reabilitação e entender as diversas visões da equipe multi, traz um novo olhar sobre a rotina do serviço. Traz uma nova visão sobre a minha função como fisioterapeuta, como melhorar a qualidade do meu atendimento e saber onde e em quais momentos posso auxiliar a equipe em diversas situações”, compartilha.
Benefícios aos pacientes do SUS
Além do aperfeiçoamento dos profissionais, o evento e a nova parceria refletem na qualidade da assistência prestada aos pacientes do hospital, atendidos através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a organização, eventos como esse garantem que os profissionais atualizem seus conhecimentos, resultando em práticas mais seguras e humanizadas.
"Fortalecer a integração entre as equipes e divulgar novas técnicas, além de revisar condutas baseadas em evidências, contribui para o alinhamento com as políticas públicas de reabilitação, sempre visando a excelência no cuidado e a segurança do paciente", completa.
O evento reúne estudantes e profissionais de diferentes áreas que atuam no HC-UFU/Ebserh e está sendo promovido no Auditório da Oncologia da instituição, das 10h30 às 13h30.
Atuação da Unidade de Reabilitação do HC-UFU/Ebserh
A Unidade de Reabilitação do HC-UFU/Ebserh é destaque pela assistência aos pacientes internados e encaminhados aos ambulatórios, oferecendo atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia para saúde auditiva, terapia ocupacional e educação física.
No atendimento ambulatorial, diversos serviços são destaques, como, por exemplo: as linhas de cuidado aos pacientes com hanseníase no Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária - Credesh/Ebserh; os atendimentos na área de saúde auditiva; o cuidado com os pacientes em tratamento após AVC; os atendimentos no pré e pós-operatório de cirurgias bariátricas; e o acompanhamento do desenvolvimento infantil dos bebês prematuros, nascidos na instituição, que precisaram passar pela UTI neonatal.
Já nos atendimentos aos pacientes internados, a equipe formada por profissionais de diferentes especialidades é responsável por oferecer mais de 300 atendimentos por dia, suprindo as necessidades individuais de cada paciente, em prol de sua recuperação.
Sobre a Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio