Notícias
Evento conta com orientação, agradecimentos, captação de novos doadores, música e muito mais
HC-UFU promove ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza hoje (27/11), um evento em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, lembrado dia 25/11. A ação de conscientização sobre a importância da doação de sangue é voltada para toda a comunidade hospitalar e será realizada no saguão principal e no saguão do Setor de Cuidados Especializados do HC-UFU, conhecido como “Hospital do Câncer”.
Na programação estão previstas atividades interativas, entrega de brindes comemorativos, música, momentos de integração, orientações sobre doação de sangue, agradecimento aos doadores, fidelização de novos candidatos a doação, além de um coffee break especial. “A realização desse evento tem como objetivo reforçar a importância desse gesto que salva vidas. A ação também marca a Semana do Doador de Sangue, um período dedicado a reconhecer e incentivar todos aqueles que contribuem para a manutenção dos estoques e para a continuidade dos cuidados em saúde. Buscamos estimular a participação da comunidade e fortalecer a cultura da solidariedade. Cada doação faz diferença”, afirma Marielly Cunha Castro, chefe interina do Setor de Cuidados Especializados do HC-UFU.
O HC-UFU realiza, em média, 1,2 mil transfusões por mês, sendo um dos maiores consumidores do estoque do Hemocentro de Uberlândia. “O processo envolve uma importante e intensa parceria entre as instituições. O Hemocentro realiza a captação dos doadores, executa os testes necessários e prepara as bolsas até que estejam aptas à distribuição. Após esse processo, fazemos a solicitação dos hemocomponentes para o estoque do hospital, que assume a etapa relacionada ao receptor até a finalização do ato transfusional”, explica Elaine Machado Francalanci, liderança na Agência Transfusional do HC-UFU.
Agência Transfusional (AT) do HC-UFU
A legislação determina que as instituições de assistência à saúde que realizam intervenções cirúrgicas de grande porte, atendimentos de urgência e emergência ou que efetuam mais de 60 (sessenta) transfusões por mês devem contar com, pelo menos, uma Agência Transfusional (AT). Por isso, o HC-UFU conta com uma AT, que mantém um estoque mínimo e realiza os testes pré-transfusionais (de compatibilidade entre o receptor e o doador).
“A demanda do HC-UFU é elevada, considerando sua atuação como referência em trauma, em atendimentos de média e alta complexidade, além do cuidado de pacientes oncológicos no Hospital do Câncer, muitos deles politransfundidos, ou seja, que necessitam de transfusões frequentes”, aponta Elaine.
A AT do HC-UFU conta uma profissional responsável pela captação de doadores de sangue, com abordagem diária da comunidade hospitalar – familiares, acompanhantes e colaboradores –, reforçando a necessidade do trabalho de conscientização e a necessidade de manter o estoque no Hemocentro, para evitar o cancelamento de cirurgias e garantir a qualidade terapêutica dos pacientes.
“Muitas pessoas deixam de doar porque não conhecem essa causa, o nosso papel é esclarecer e orientar”, explica Marina Ferreira Rosa, responsável pela captação hospitalar no HC-UFU. “As ações de conscientização envolvem também a parte
acadêmica, os alunos. Um desses projetos é o Compartilhe Vida, um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia que apoia na realização de eventos e nas divulgações nos momentos de oscilação do estoque do Hemocentro de Uberlândia durante todo o ano”, pontuou Elaine.
“As campanhas de doação são fortalecidas nesses dois períodos do ano, o Junho Vermelho e a Semana Nacional do Doador de Sangue, realizada durante o mês de junho e novembro, Porém é necessário reforçar que o estoque oscila durante várias épocas do ano, ressaltando a importância da fidelização de novos doadores de sangue para garantir a manutenção do estoque e garantir a qualidade do cuidado à saúde”, finalizou Elaine.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh