Notícias
HORA DA VIRADA DO HC-UFU
Estação do Conhecimento Florence Nightingale é inaugurada no HC-UFU/Ebserh
“A Enfermagem é uma arte”, disse Florence Nightingale, primeira enfermeira profissional da história e, por isso, homenageada no nome da Estação do Conhecimento inaugurada hoje (24) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh). Como em todas as artes que precisam ser desenvolvidas com maestria, essa arte do cuidar precisa ser constantemente aperfeiçoada. E esse é o objetivo da Estação do Conhecimento Florence Nightingale, que contemplará atividades de qualificação de curta duração para o aprimoramento profissional das equipes de enfermagem do HC-UFU.
De acordo com Mary Angela de Meneses Sanches, chefe da Divisão de Enfermagem (DENF), a Estação do Conhecimento irá suprir uma demanda constante do hospital. “Estamos de frente com essa necessidade todos os dias, precisamos alinhar os conhecimentos, precisamos buscar essas equipes e capacitá-las”, reforçou. Por esse motivo, como destacou Mary, a inauguração da Estação marca um momento importante para a Divisão, visto que essas formações possibilitarão o melhor aproveitamento das capacidades dos profissionais e, consequentemente, o melhor cuidado aos pacientes. “Hoje é um dia muito especial, que a gente fica muito agradecido”, alegrou-se a chefe da DENF.
Estiveram presentes na inauguração membros de diferentes equipes de enfermagem para participar da formação de Monitoração Cardíaca, primeira atividade do projeto. Larissa Trindade, enfermeira chefe da Unidade da Criança e do Adolescente, Larissa Trindade, orgulhou-se desse passo dado pela DENF. “É um momento que a gente tinha vontade há anos que acontecesse, mas nunca foi possível. Para nós enfermeiros, de uma forma geral, é incrível podermos ofertar isso para nossa equipe. É uma imensa sensação de gratidão”, enfatizou. “Para mim, um marco da Estação é a palavra segurança. Porque o valor científico do conhecimento nos traz segurança. Segurança para agir, para empreender novos passos”, finalizou Celia Rezende, enfermeira da Unidade de Oncologia.
Projeto Hora da Virada
A campanha “Hora da Virada”, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), começou desde o início do mês de maio e é uma iniciativa do Setor de Governança e Estratégia (Segov). O projeto irá promover uma série de ações que vão de encontro ao novo momento vivido pelo hospital, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Com a transição de gestão, houve alteração de muitos processos e relações institucionais. Nesse sentido, as ações da campanha visam trazer leveza, bem-estar e valorização para as equipes que, desde o início da transição, têm passado por muitas mudanças. O projeto Hora da Virada busca ainda destacar a história e a importância do HC-UFU, as experiências adquiridas nestas cinco décadas, sem deixar de enxergar e oferecer oportunidades para a construção de novas histórias. Ao todo, estão previstas oito ações que contemplam bem-estar e integração das equipes.
Sobre a Rede Ebserh
Desde maio de 2018, o HC-UFU faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.