Notícias
SAÚDE
Unidade Dona Aparecida do Pênfigo completa um ano de funcionamento
O hematologista Helio Moraes de Souza destacou a evolução nos serviços de quimioterapia e hematologia do HC. Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
No dia 6 de dezembro, a Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM - AVHC - promoveu uma manhã de comemorações na Unidade Dona Aparecida do Pênfigo, que completa um ano de funcionamento.
Localizada à Rua João Alfredo, n.º 437, no bairro Abadia, a Unidade possui 1.200 m² de construção, atende das 7h às 17h e concentra as áreas de quimioterapia, imunoterapia e hemoterapia para pacientes com câncer. Também são tratadas doenças hematológicas benignas, como púrpura e anemia aplástica.
“Já realizamos 12.800 atendimentos, incluindo consultas, exames laboratoriais, transfusões de hemoderivados e cuidados paliativos. Somente em sessões de quimioterapia, foram 3.300 em adultos e 600 em crianças”, quantifica a enfermeira responsável técnica Ana Carolina Rodrigues da Silva.
Café da manhã
Na recepção e nas enfermarias houve apresentação de dança do ventre com Gladys Barros e Adriana Barros, do Studio de Dança Giovanna Franchi. Na recepção, também foi servido café com bolos, biscoitos e broas, ao som de músicas interpretadas pela cantora Fanny Scandiuzzi, acompanhada dos músicos André Leocádio e Luis Fernando.
Para a presidente da AVHC, Maria Helena Vaz Frange Miziara, ações como essa tornam o ambiente mais agradável, alegre, modificando a disposição e a energia das pessoas em tratamento. “Um sorriso, um abraço e a forma de acolher fazem toda a diferença para aqueles que estão passando por um momento de fragilidade”, avalia.
Em fala aos presentes, o hematologista Helio Moraes de Souza expressou grande satisfação em verificar a evolução nos serviços de quimioterapia e hematologia do HC-UFTM. Relembrou, adicionalmente, a trajetória de trabalho da AVHC, criada em 2002, quando ele era superintendente do Hospital.
“O voluntariado merece nossos elogios, por empreender esforços para amenizar a experiência de tratamento hospitalar, levando contato humano e suporte a pacientes, familiares e acompanhantes”, afirmou. Também prestigiaram a comemoração o chefe da Unidade de Onco-Hematologia, Leonardo Rodrigues de Oliveira, e o vereador Samuel Pereira.
Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM