Notícias
APOIO TERAPÊUTICO
Pacientes com dor crônica tem acompanhamento psicoterápico em grupo no HC-UFTM
Entre as atividades o grupo realizou o "Arraiá Sem Dor" em alusão as festividades juninas
Implantado há cerca de um ano o grupo para pacientes com dor crônica, conduzido pela psiquiatra, Maurilene de Andrade Lima Bacelar de Arruda, tem como objetivo oferecer acompanhamento psicoterápico à pacientes com fibromialgia e transtornos mentais que apresentam quadros dolorosos, com ou sem somatizações de forma persistente e limitante, encaminhados por reumatologistas e psiquiatras.
A técnica psicoterapêutica utilizada é o psicodrama que visa alcançar insights sobre os problemas que acometem o usuário, trabalhando suas emoções e o comportamento em busca da compreensão de como a saúde mental impacta na saúde física.
O acompanhamento é semanal, em grupo aberto de livre adesão após o encaminhamento do usuário. A permanência no grupo é autônoma e a atividade traz a participação ativa do usuário no processo de melhora.
O fornecimento do serviço psicoterapêutico com a técnica do psicodrama no HC-UFTM se dá em paralelo a reorganização do serviço de psiquiatria e ao aumento dos atendimentos e fornecimento de serviços à população. A iniciativa que hoje atende pacientes em tratamento para dor crônica e somatizações deverá ser expandida para a abordagem dos transtornos de personalidade e comportamento suicida em grupos adicionais.