Notícias
CEP
Hospital de Clínicas cria Comitê de Ética em Pesquisa
Foto: Unidade de Comunicação HC-UFTM
O Hospital de Clínicas da UFTM deu início à implantação de seu Comitê de Ética em Pesquisa - CEP -, que vai atuar de maneira deliberativa, consultiva e educativa no que diz respeito à autorização de estudos envolvendo humanos, no âmbito do HC.
Após aprovação da iniciativa pelo Colegiado Executivo, foram escolhidos 23 membros, entre titulares e suplentes. Os participantes, em sua maioria, possuem titulação de doutor. Também há mestres e especialistas. São profissionais do Hospital, professores e técnico-administrativos da UFTM, além de um representante da comunidade.
De acordo com o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Gilberto de Araújo Pereira, a criação se justifica devido ao grande aumento no número de projetos de investigação científica registrados na Gerência de Ensino e Pesquisa: de 54, em 2013, para 160, em 2017.
Demanda
“São dissertações de mestrado, teses de doutorado, pesquisas operacionais, iniciação científica e trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou especializações, em áreas diversas como biológicas, exatas e humanas. Anteriormente, as propostas eram todas avaliadas pelo Comitê de Ética da UFTM”, informa Pereira, coordenador do processo de formalização do CEP.
A primeira reunião aconteceu em 21 de dezembro. Já no dia seguinte a carta de solicitação de registro e a documentação necessária foram encaminhadas à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde - órgão responsável por registrar os Comitês de Ética brasileiros.
“Temos a expectativa de que a efetivação aconteça ao longo do primeiro semestre de 2018. A partir de então, têm início as avaliações quanto ao aspecto ético dos projetos de investigação que se pretendam desenvolver no HC, conforme normativas nacionais e internacionais, focando a proteção dos participantes dos estudos, na sua individualidade ou coletividade, direta ou indiretamente”, Pereira adianta.