Notícias
HC-UFTM realiza mais de 530 procedimentos em mutirões
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu, no último sábado (13/12), dois grandes mutirões. O mutirão do “Dia E - Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e o mutirão Dezembro Laranja, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com foco na prevenção do câncer de pele. Foram realizados 336 procedimentos no mutirão do Dia E e 202 consultas em dermatologia no mutirão de prevenção de câncer de pele.
Dia E
O Dia E visa a redução de filas nas principais especialidades, aumentando o acesso da população a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), e ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, reafirmando seu papel na assistência à saúde pública.
No HC-UFTM foram realizados 202 consultas dermatológicas, 75 consultas cardiológicas, 14 consultas em nefrologia, 31 consultas de enfermagem em cirurgia bariátrica, 10 coletas de exames laboratoriais, 49 exames de raio-X, 31 exames de eletrocardiograma, 36 exames de endoscopia, 18 cirurgias dermatológicas, quatro cirurgias de mama, quatro cirurgias ortopédicas, cinco biópsias de próstata, cinco curetagens e três cirurgias de varizes.
Essa é a última edição do “Dia E” de 2025. Nas duas edições anteriores, foram realizados mais de mil (1.025) atendimentos só no HC-UFTM. Na última edição, dia 13/09, foram realizados 694 atendimentos no HC-UFTM e mais de 34 mil procedimentos, em toda a Rede Ebserh.
Dezembro Laranja
No mutirão Dezembro Laranja, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), foram ofertados exames dermatológicos preventivos gratuitos, sem necessidade de agendamento prévio, com foco exclusivo na prevenção de câncer de pele, no Ambulatório de Especialidades do HC-UFTM.
Os sinais que podem indicar câncer de pele, segundo a SBD, são: lesão na pele (elevada e brilhante de cor avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida que sangra facilmente); uma pinta preta ou acastanhada (que muda de cor, tem bordas irregulares e cresce) e mancha ou ferida (que não cicatriza e pode, ou não, apresentar coceira, crostas e sangramento).
O câncer de pele representa cerca de 33% de todos os casos de câncer no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a iniciativa visa oferecer orientação, diagnóstico e cuidado à população. O evento conta com mais de cem postos em todo o país e colaboração de mais de 2 mil médicos dermatologistas voluntários.
Desde 1999, essa iniciativa já somou mais de 600 mil consultas e identificou mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos. Estatísticas da campanha de 2024, que atendeu 18 mil pessoas, revelam que os hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação, já que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram usar protetor solar regularmente.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde
(SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.